Esportes

Futsal: Brasil goleia Panamá e fecha a primeira fase do Mundial invicto

São 18 gols anotados e somente dois sofridos

Foto: Thais Magalhães/CBF
O Brasil fez 5 a 1, no último jogo da primeira fase

A seleção brasileira segue soberana no Mundial de Futsal disputado na Lituânia. Neste domingo, na Klaipeda Arena, a equipe nacional goleou o Panamá por 5 a 1 e vai disputar as oitavas de final com 100% de aproveitamento no Grupo D e somando três vitórias com placar elástico.

Depois de fazer 9 a 1 no Vietnã e 4 a 0 na República Checa, os comandados de Marquinhos Xavier fecharam a fase de grupos com show diante dos panamenhos. São 18 gols anotados e somente dois sofridos.

A vitória deste domingo veio com gols de Rocha, Gadeia, Leozinho, Arthur e Piro. O gol de honra do Panamá foi de Maquensi. O resultado custou a ser construído por causa de boas defesas de Peñaloza no começo do jogo. O Brasil ainda passou aperto em certos momentos.

Rocha só abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, após o goleiro Guitta salvar duas oportunidades seguidas do Panamá. Gadeia ampliou antes do intervalo. Os panamenhos ainda assustaram outras vezes antes de Leozinho ampliar, já na etapa final.

De tanto insistir, o Panamá fez seu gol, merecidamente, após chute de longe de Maquensi. Mas o dia era mesmo da seleção brasileira, que transformou o triunfo em goleada com gols de Arthur e Piro.

O Brasil volta a jogar na quinta-feira, às 14 horas de Brasília. O adversário das oitavas de final ainda está indefinido. Mas a seleção segue favorito e terá alguns dias para buscar um melhor aprimoramento, sobretudo para evitar que os oponentes cheguem tanto no gol de Guitta.

Depois do jogo

Autor do segundo gol brazuca, o ala Gadeia elogiou o desempenho da equipe dentro de quadra, mas ressaltou a importância de ser mais eficiente no ataque.

"Jogo muito difícil hoje, não existem mais seleções fracas. Foi uma vitória muito trabalhada. E acho que a gente tem que melhorar a nossa finalização. Estamos criando muito, às vezes até contra o goleiro, no mano a mano, e é só concentrar um pouquinho mais para as oitavas, que isso vai ser importante para gente." 

Agora jogador do ElPozo, da Espanha, Gadeia jogou a última temporada no Kairat, do Cazaquistão. Vivendo um calendário de jogos diferente, o ala tem aproveitado cada minuto dentro de quadra para evoluir e dar a sua contribuição na caminhada rumo ao hexacampeonato mundial.

Rocha, o camisa 9 da Seleção Brasileira de Futsal abriu caminho para a goleada da Canarinho diante do Panamá, falou sobre a partida: "A gente sabia das dificuldades que iríamos enfrentar. Apesar de já estarmos classificados, a gente queria buscar essa primeira colocação. Fico feliz pelo gol e mais feliz ainda pelo empenho da equipe. Agora é descansar e estudar a próxima seleção que vier, que a gente também precisa estar bem".