Livros

Academia de Letras da Bahia faz conferências sobre literatura do Recôncavo

Pelo canal da ALB no YouTube 

Foto: Divulgação
Ciclo na ALB

A produção literária do Recôncavo é o tema do Ciclo de Conferências ALB que acontece no dia 13 de setembro, às 19h, pelo canal da Academia de Letras da Bahia no YouTube. 

A acadêmica Edilene Matos convida os palestrantes Dr. Rubens da Cunha e a Drª. Viviane Freitas, docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para apresentarem os resultados do projeto de pesquisa Estudos Críticos sobre a literatura contemporânea do Recôncavo Baiano''.

Os Estudos Críticos sobre a literatura contemporânea do Recôncavo, que estão sendo realizados em 2021, compreendem a etapa seguinte do projeto de pesquisa Mapeamento e estudos críticos das literaturas do Recôncavo Sul, iniciado em 2016 e finalizado em 2020, que reuniu cerca de 30 nomes de autores e autoras da região, muitos já com livros publicados. 

Os professores apresentarão um panorama desse mapeamento, destacando algumas características percebidas nessas literaturas, e farão a leitura de poemas e trechos de textos de alguns dos autores e autoras pesquisados.

A acadêmica Edilene Matos, mediadora desta edição do Ciclo de Conferências ALB, recebe o coordenador do projeto de pesquisa, Prof. Dr. em Literatura Rubens da Cunha e a Prof. Drª em Literatura e Cultura Viviane Freitas, colaboradora do projeto desde 2016. Rubens da Cunha é editor da Revista Trilhos, do Jornal Brasileiro de Teatro Caixa de Ponto e da Revista Landa, do Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, do qual é membro, além de ser poeta, escritor de literatura infanto/juvenil e cronista com oito livros publicados.

Viviane Freitas é pesquisadora também da literatura caribenha e possui publicações em artigos e capítulos de livros envolvendo as interlocuções entre a literatura do Caribe e estudos decoloniais/pós-coloniais, estudos feministas e de gênero. Atualmente é coordenadora do Projeto de Pesquisa "Leitura, Literatura, Educação e Diversidade" (UFRB), atuando em escolas municipais do Recôncavo.

O Ciclo de Conferências ALB é um projeto que tem o propósito de contribuir para a visibilidade de temas e de produções artísticas e científicas da contemporaneidade. 

Ciclo de Conferências ALB

Literatura do Recôncavo: Estudos Críticos sobre a literatura contemporânea do Recôncavo Baiano

13/09/2021, das 19h às 21h

Ao vivo no youtube.academiadeletrasdabahia.org.br

Gratuito (inscrição para certificação durante a transmissão)