Música

Orquestra Sinfônica da Bahia faz homenagem a Astor Piazzolla

A Osba comemora os 100 anos do nascimento do compositor argentino

Astor Piazzolla

A Orquestra Sinfônica da Bahia traz em agosto uma programação que une música e outras manifestações artísticas, como a literatura e as artes visuais.

No dia 10, às 19h, no Instagram (@orquestrasinfonicadabahia) acontece a live Osba Talks, trazendo como tema “A literatura na música de concerto - Jorge Amado”. No dia 13, também às 20h, vai ao ar no no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) o vídeo “Osba Mesclas”, que traz a orquestra interpretando “Dança do Chico Rei e da Rainha N’Ginga”, do compositor brasileiro Francisco Mignone (1897- 1986), ao passo que são exibidas ilustrações do artista  plástico, designer e ilustrador Roddolfo Carvalho.

A programação do mês é encerrada com a live concerto “Piazzolla 100 anos”, que homenageia o centenário de nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla, com a orquestra interpretando “As quatro estações portenhas”. A live acontece no dia 29 ( domingo), às 10h, diretamente do palco do Teatro Castro Alves com transmissão ao vivo no YouTube. 

A live concerto “Piazzolla 100 anos” acontece no dia 29 de agosto (domingo), às 10h, diretamente do palco principal do Teatro Castro Alves e com transmissão pelo YouTube. Com regência do maestro Carlos Prazeres, será interpretado “As quatro estações portenhas”, um conjunto de quatro composições de tango escritas entre 1965 e 1970, como uma referência evidente à emblemática “Quatro Estações”, de Vivaldi. 

Em parceria com a Academia de Letras da Bahia (ALB), será realizado bate-papo com o tema “A literatura na música de concerto - Jorge Amado”. A conversa acontece no dia 13, às 19h, pelo Instagram e contará com a mediação de Carlos Prazeres (regente titular e diretor artístico da Osba), com participação de  Ordep Serra (presidente da ALB, professor da UFBA, pesquisador) e de Edilene Matos (vice-presidente da ALB, professora da UFBA e pesquisadora em literatura brasileira).