Entretenimento

Websérie 'Brincar e Dançar' inicia 2ª temporada

Voltada ao público infantil, produção será exibida gratuitamente

Foto: Marcelo Machado
Os bailarinos Ammanda Rosa e Daniel Reca
Os bailarinos Ammanda Rosa e Daniel Reca

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, celebra o Dia Internacional da Família, comemorado em 15 de maio, com a estreia da segunda temporada de Brincar e Dançar, websérie que convida crianças e seus familiares a se reunirem para explorar a criatividade de forma divertida e lúdica.

O primeiro episódio será lançado neste sábado (15), às 11h, de modo gratuito nos canais da SPCD no YouTube e no Facebook.

Com concepção pedagógica de Márcia Strazzacappa, doutora em Artes pela Universidade de Paris, professora visitante sênior no PROFARTES da UFPB, livre docente pela Faculdade de Educação da Unicamp e clown de formação, a segunda temporada dá novas roupagens a brincadeiras populares do universo infantil, mostrando como é possível desdobrar uma mesma ideia por caminhos diferentes com o movimento e a dança.

A cada novo encontro virtual, os artistas da São Paulo Companhia de Dança se unem a Márcia – ou a seu alterego, a clown Dona Clotilde – para explorar uma dessas brincadeiras a partir de instruções lúdicas que estimulam a imaginação de toda a família ao mesmo tempo em que proporcionam um momento de interação saudável entre todos que estão em casa.

Com trilha sonora original de Pipo Pegoraro, a segunda temporada de Brincar e Dançar contará com 10 episódios divididos em dois blocos de 5 capítulos cada.

O primeiro tem lançamento no dia 15 de maio e segue com a estreia de episódios semanais, sempre aos sábados, às 11h. Os episódios também estarão disponíveis com recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição.

“Brincar e Dançar é resultado do desejo da São Paulo Companhia de Dança de levar esta arte para o cotidiano das crianças e incentivar a aproximação entre elas seus familiares de forma divertida e criativa. Essa ação se soma a outros projetos da Companhia voltados ao público infantil, como o podcast Contos do Balé e os livretos de atividades Brincadeiras de Dança, disponíveis no site da Companhia”, comenta Inês Bogéa, responsável pela direção geral da websérie.

O espetáculo tem sua produção a partir da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Itaú, apoio de CDF e realização da Associação Pró-Dança/São Paulo Companhia de Dança, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo, Governo Federal).

O projeto integra as ações do selo #SPCDdigital e a exibição acontece nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança) e no Facebook (@spciadedanca). No Instagram (@saopaulociadedanca) e no Twitter (@spciadedanca), o público confere bastidores dos episódios.

 

O Quê: Brincar e Dançar -2ª Temporada 

Estreia: 15/05 (sábado)

Horário: 11h

Onde: Vídeo na íntegra nos canais da SPCD no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD) e Facebook (facebook.com/spciadedanca)

 

Programação de episódios:

Episódio 1 - Elefante desengonçado

Data: 15 de maio (sábado), às 11h

No episódio de estreia da nova temporada, Márcia Strazzacapa, a pianista da SPCD Rose Pavanelli e os bailarinos da Companhia Diego de Paula, Carolina Pegurelli e Nielson Souza se divertem interpretando o modo de andar, rastejar e pular de diferentes animais.

 

Encontro 2 - Vamos fazer pastel?

Data: 22 de maio (sábado), às 11h

No segundo episódio, a clown Dona Clotilde e Rose Pavanelli se unem aos bailarinos da Companhia Ártemis Bastos, Beatriz Paulino, Matheus Queiroz e Yoshi Suzuki para fazer uma deliciosa – e muito movimentada – receita imaginária de pastel de diversos sabores.

 

Encontro 3 - Esculturas vivas

Data: 29 de maio (sábado), às 11h

No terceiro episódio, os bailarinos da SPCD Ammanda Rosa e Daniel Reca se juntam a Márcia Strazzappa e Rose Pavanelli para brincar um jogo no qual a criança deve colocar mãos e pés em uma determina cor sorteada sem perder o equilíbrio ou derrubar outro jogador.

 

Encontro 4 - Cabeça, ombro, joelho e pé

Data: 05 de junho (sábado), às 11h

No quarto episódio, a professora-ensaiadora da SPCD, Duda Braz e os bailarinos da Companhia Joca Antunes e Luiza Yuk se unem a Dona Clotilde e Rose Pavanelli para recriar esta famosa brincadeira a partir de diferentes situações.

 

Encontro 5 - Cadê o toicinho que estava aqui?

Data: 12 de junho (sábado), às 11h

No quinto e último episódio deste bloco, Márcia, Rose e os bailarinos da SPCD Beatriz Paulino e Matheus Queiroz voltam à infância nesta clássica brincadeira que mistura música, imaginação e movimentos ritmados.