Livros

Confira 6 dicas para ajudar a criança a despertar o gosto pela leitura

Formar leitores é um trabalho de longo prazo e isso envolve encontros constantes com a leitura

Foto: Pexels.com/Creative Commons
Menino lendo
É interessante separar um momento na rotina e promover um espaço aconchegante para leitura em casa
Cama do livro Seis Meses Antes do Fim
Você já se imaginou acordando em um lugar desconhecido?
-- Pior: sem conseguir abrir os olhos ou se mexer?
-- Pior ainda: com a certeza de que algo estava errado, muito errado?

O livro "Seis Meses Antes do Fim" (disponível na Amazon, nos formatos papel e eletrônico) conta a história de Esperança, que se viu em meio a tudo isso. E com um final que muda tudo o que você achou que havia acontecido.

Garanta agora seu exemplar do livro "Seis Meses Antes do Fim"

Todas as crianças gostam de ouvir histórias lidas por outras pessoas, porque fica mais fácil entrar no enredo ouvindo a leitura do livro do que lendo sozinhas.

Por outro lado, a leitura em voz alta implica em transmitir as imagens da história e a emoção da pessoa que lê. Por esse motivo, pode ser dito que a hora de leitura em voz alta de um livro é um momento para a despertar a imaginação, para vivenciar a tranquilidade e uma excelente oportunidade para estreitar vínculos interpessoais, tanto para as crianças que não sabem ler como para as que já começaram sozinhas na leitura.

É interessante separar um momento na rotina e promover um espaço aconchegante para leitura em casa. Esse tempo deve ser divertido e instigante para a criança. Tenha cuidado para a “leitura” não se tornar “obrigação”, caso contrário, não lhe despertará o gosto pelos livros.

Confira 6 dicas para estimular o seu filho a tomar gosto pelo hábito da leitura

--Busque compreender que tipo de leitura é mais adequado para a criança

Procure saber por quais tipos de histórias ela mais se interessa, apresente livros de estilos diferentes, participe ativamente e compartilhe opiniões.

--Seja exemplo

Crianças aprendem pelo exemplo, baseando-se muito mais no que os pais fazem do que no que eles dizem. Ver adultos lendo ajuda a tornar o comportamento de leitor mais natural e familiar.

--Dê acesso aos livros

Vale comprar livros, pegar emprestado ou simplesmente deixar os livros ao alcance da criança. 

--Converse sobre os livros

Após o momento de leitura, aproveite para trocar ideias e impressões sobre a história. Os livros podem até virar assunto da família, assim como as notícias ou programas de televisão.

--Torne este momento prazeroso para todos

O momento de leitura pode ir muito além daquele tempo em que o livro está sendo lido. Aproveite para inventar uma brincadeira a partir da história lida, por exemplo.

--Associe a leitura com outras atividades de rotina

Transforme a leitura em um hábito, assim como escovar os dentes após as refeições. O livro pode ser um ótimo companheiro nos minutinhos após o almoço ou antes de dormir.