Televisão

TV Cultura estreia série documental 'Como Ela Faz?'

Que traz histórias de Djamila Ribeiro e Tabata Amaral

Foto: TV Cultura - divulgação
TV
Programa conta a história das conquistas das mulheres no Brasil

Estreia nesta segunda-feira (3/5), na TV Cultura, a série Como Ela Faz?, que mostra e dialoga com mulheres que lidam cotidianamente com a desigualdade de gênero, raça e etnia no mercado de trabalho. O primeiro episódio vai ao ar a partir das 19h30.

Com o tema Jornada Ininterrupta, a edição de estreia apresenta a rotina das mulheres que têm muitos turnos, há muitos séculos. A maioria delas sem a correspondente remuneração, executando muitas tarefas e com a ideia de que nasceram para cuidar de tudo e de todos, mas isso não é verdade.

Em cinco episódios, Como Ela Faz? abordará também os assuntos educação, racismo, sonhos e a história das conquistas das mulheres no Brasil.

Sobre Como Ela Faz?

A série conta a história de astrônomas, jogadoras de futebol, filósofas, enfermeiras, professoras, empreendedoras, empregadas domésticas, agricultoras e empresárias, como a deputada Tabata Amaral, a filósofa Djamila Ribeiro, a jogadora Cristiane Rozeira, a diarista Carla Dias e Maite Schneider, fundadora da transemprego.

Além disso, apresenta como os desafios são diversos e constantes. O fosso gigante que separa homens e mulheres, sejam brancas, negras ou indígenas nos cuidados com a casa e os filhos, no acesso à educação, na igualdade salarial e na ascensão na carreira.

Compõem a série os depoimentos de especialistas como a psicanalista Vera Iaconelli; a rapper, historiadora e escritora Preta Rara; Adriana de Carvalho, da ONU Mulheres, entre outros. Como Ela Faz é produzido por Sylvio Rocha e tem direção de Tatiana Villela.