Música

Quilombo musical Ybytu-Emi lança álbum "O Tempo e o Vento"

A obra tem um discurso político-artístico afro indígena

Foto: Divulgação
Esta obra é ponto de convergência entre tradição e contemporaneidade
Esta obra é ponto de convergência entre tradição e contemporaneidade

O álbum  'O Tempo e o Vento' lançado pelo Quilombo Ybytu-Emi chega dia 06 de maio às plataformas digitais Spotify, Deezer, Amazon e Youtube. O projeto é uma realização do Aldeia Coletivo e da produtora musical AquaHertz Beats

A obra, que possui nove canções, foi concebida pelos artistas músico-performers Caboclo de Cobre e ISSA - que assinam a direção musical e artística, respectivamente -  e evidencia e difunde a voz indígena, do negro banto e jeje-nagô, do sertanejo, das rezadeiras, benzedeiras, parteiras, a voz ao encanto. 

Ybytu-Emi é um território quilombo formado pelos intérpretes Caboclo de Cobre, ISSA, Donna Liu, Mister DKO, Valente Silva, Mariana Damásio, Sérgio, May Pitanga, Marcelo Santanna, além da participação especial de Vandal de Verdade, Juracy Tavares, MC Tipo A e MC Irck. Cantores que trazem potencialidades distintas e que exaltam de forma justa a memória indígena e afro diaspórica.

Repertório

De acordo com Caboclo de Cobre, repertório Ybytu-Emi tem uma liturgia dividida em blocos. "Prólogo, que traz um louvor a uma força maior negra e indígena; o nordestino; a negritude e a brasilidade; subdividido em: o anúncio, a saudação, existência e resistência, o nativo, o encontro, o sertão, o negro, o feminino. Palavras e nortes que impulsionam a ritualização e a musicalidade".

Ybytu-Emi 

Ybytu significa Vento (ar em movimento, uma divindade) e Emi o sopro (o ar lançado por Olorum para que o Ara-Aiyê, corpo na terra, pulsasse vida). Para muitas culturas indígenas e africanas não há vida sem sopro e existência sem o vento. Ybytu-emi é o resultado do encontro entre as inspirações/expirações/transpirações dos povos pretos e vermelhos, e de uma construção mútua na busca pela reconstituição da liberdade, materializada no elemento ar.