Cinema

Veja os ganhadores do Oscar 2021

Nomandland ganhou a estatueta de Melhor Filme

Nomadland: o melhor filme

Foi um ano como nenhum outro e a cerimônia da 93ª edição do Oscar, realizada em Los Angeles, na noite do domingo, 25, refletiu tal ineditismo: além de evitar discursos de agradecimento por Zoom, apostando na vitalidade humana de um evento presencial, a festa tornou-se histórica ainda por celebrar a cineasta chinesa Chloé Zhao, a primeira mulher a receber quatro indicações em um mesmo ano e a vencer como diretora e, principalmente, o prêmio de melhor filme, por Nomadland.

Em seu discurso, Chloé Zhao agradeceu a todos da equipe pela aventura e lembrou que, quando era criança, costumava fazer um jogo de memorizar poemas chineses. Um deles falava que as pessoas ao nascer são boas. "Às vezes, pode parecer que não é verdade, mas eu sempre encontrei bondade nas pessoas. Dedico o prêmio para todos que têm a fé e a coragem de se manterem bons e enxergar a bondade nos outros."

Também foi marcante a vitória, nas categorias de atuação, de artistas experientes como Frances McDormand (Nomadland) e Anthony Hopkins (Meu Pai) - não tão favoritos - e de Daniel Kaluuya (melhor ator coadjuvante por Judas e o Messias Negro), além da veterana coreana Yuh-Jung Youn, de 73 anos, que ficou com o Oscar de melhor atriz coadjuvante, por Minari, repetindo seu bom humor no discurso de agradecimento: "Como eu posso ter vencido Glenn Close?", questionou-se ela, arrancando gargalhadas da plateia que, distribuída em mesas, fez lembrar a forma de premiação do Globo de Ouro.

Os organizadores, aliás, se esforçaram para fazer desta a mais inclusiva das edições do Oscar, como a presença da atriz Marlee Matlin para anunciar o vencedor de curta-metragem - ela, que ganhou o Oscar de melhor atriz por Filhos do Silêncio (1986), tem deficiência auditiva e há muito estava distante da grande festa do cinema.

Não foi mais curta como se esperava, mas a cerimônia começou como prometido por um dos organizadores, o cineasta Steven Soderbergh: enquanto a diretora Regina King caminhava pelos longos corredores da Union Station (o principal local da festa), letreiros surgiam na tela, com nomes dos astros que participariam da entrega. "Nossa pretensão era de que o espectador acompanhasse a cerimônia como se assistisse a um filme", disse ele.

Para isso, ele contava ainda com o histórico dos indicados e sua relação com o cinema - assim, de cada um era revelada a lembrança de seus primeiros filmes e como se desenvolveu a paixão pela sétima arte.

E o fato de a Academia manter uma base em Londres e outra em Paris, onde se reuniram principalmente os concorrentes europeus, em pouco tempo se revelou acertada - logo no anúncio do segundo Oscar da noite, de roteiro adaptado, o ganhador foi o francês Florian Zeller (ao lado do britânico Christopher Hampton), por Meu Pai. Ele recebeu o troféu e agradeceu direto da capital francesa. Já Sacha Baron Cohen acompanhou desde a Austrália o Oscar de melhor ator coadjuvante ser anunciado para Daniel Kaluuya, por Judas e o Messias Negro.

A ausência da orquestra na Union Station, no entanto, permitiu que alguns discursos se alongassem, como o do dinamarquês Thomas Vinterberg, vencedor por Druk - Mais uma Rodada, eleito o melhor Filme Internacional. O que justificou foi a emoção de suas palavras ao se lembrar da filha adolescente, que morreu poucos dias antes do início da filmagem.

Emocionante ainda foi o discurso de Jon Batiste, um dos vencedores de melhor trilha sonora (ao lado de Trent Reznor e Atticus Ross), por Soul, a obra-prima da Pixar. "Este momento é o ponto de culminante de uma série de milagres", disse, agradecido. "Deus nos deu apenas 12 notas. Com elas, Duke Ellington, Bach, Nina Simone criaram obras diversas, maravilhosas. Cada contribuição sempre é especial."

O clima mais intimista permitiu que a cerimônia fosse relaxada, com os artistas verdadeiramente se divertindo. Como a revelação de Harrison Ford sobre as pesadas críticas prévias ("Não fará sucesso") recebidas por Blade Runner. E Frances McDormand uivando como loba (pelo Oscar de filme) ou ainda Glenn Close arrancando gargalhadas ao dançar e rebolar sob o som do funk Da Butt, que Spike Lee usou em Revolução Estudantil (1988). Definitivamente, o 93º Oscar entrou para a história.

Veja a lista completa de indicados e vencedores do Oscar 2021

Melhor filme

  • "Meu pai"
  • '"Judas e o messias negro"
  • "Mank"
  • "Minari"
  • "Nomadland"
  • "Bela vingança"
  • "O som do silêncio"
  • "Os 7 de Chicago"

Melhor atriz

  • Viola Davis - "A voz suprema do blues"
  • Andra Day - "Estados Unidos Vs Billie Holiday"
  • Vanessa Kirby - "Pieces of a woman"
  • Frances McDormand - "Nomadland"
  • Carey Mulligan - "Bela vingança"

Melhor ator

  • Riz Ahmed - "O som do silêncio"
  • Chadwick Boseman - "A voz suprema do blues"
  • Anthony Hopkins - "Meu pai"
  • Gary Oldman - "Mank"
  • Steve Yeun - "Minari"

Melhor direção

  • Thomas Vinterberg - "Druk - Mais uma rodada"
  • David Fincher - "Mank"
  • Lee Isaac Chung - "Minari"
  • Chloé Zhao - "Nomadland"
  • Emerald Fennell - "Bela vingança"

Melhor atriz coadjuvante

  • Maria Bakalova - "Borat: fita de cinema seguinte"
  • Glenn Close - "Era uma vez um sonho"
  • Olivia Colman - "Meu pai"
  • Amanda Seyfried - "Mank"
  • Youn Yuh-jung - "Minari"

Melhor ator coadjuvante

  • Sacha Baron Cohen - "Os 7 de Chicago"
  • Daniel Kaluuya - "Judas e o messias negro"
  • Leslie Odom Jr. - "Uma noite em Miami"
  • Paul Raci - "O som do silêncio"
  • Lakeith Stanfield - "Judas e o messias negro"

Melhor filme internacional

  • "Druk - Mais uma rodada" (Dinamarca)
  • "Shaonian de ni" (Hong Kong)
  • "Collective" (Romênia)
  • "O homem que vendeu sua pele" (Tunísia)
  • "Quo vadis, Aida?" (Bósnia e Herzegovina)

Melhor roteiro adaptado

  • "Borat: fita de cinema seguinte"
  • "Meu pai"
  • "Nomadland"
  • "Uma noite em Miami"
  • "O tigre branco"

Melhor roteiro original

  • "Judas e o Messias negro"
  • "Minari"
  • "Bela vingança"
  • "O som do silêncio"
  • "Os 7 de Chicago"

Melhor figurino

  • "Emma"
  • "A voz suprema do blues"
  • "Mank"
  • "Mulan"
  • "Pinóquio"

Melhor trilha sonora

  • "Destacamento blood"
  • "Mank"
  • "Minari"
  • "Relatos do mundo"
  • "Soul"

Melhor animação

  • "Dois irmãos: Uma jornada fantástica"
  • "A caminho da lua"
  • "Shaun, o Carneiro: O Filme - A fazenda contra-ataca"
  • "Soul"
  • "Wolfwalkers"

Melhor curta de animação

  • "Burrow"
  • "Genius Loci"
  • "If anything happens I love you"
  • "Opera"
  • "Yes people"

Melhor curta-metragem em live action

  • "Feeling through"
  • "The letter room'"
  • "The present"
  • '"Two distant strangers"
  • "White Eye"

Melhor documentário

  • "Collective"
  • "Crip camp"
  • "The mole agent"
  • "My octopus teacher"
  • "Time"

Melhor documentário de curta-metragem

  • "Collete"
  • "A concerto is a conversation"
  • "Do not split"
  • "Hunger ward"
  • "A love song for Natasha"

Melhor som

  • "Greyhound: Na mira do inimigo"
  • "Mank"
  • "Relatos do mundo"
  • "Soul"
  • "O som do silêncio"

Canção original

  • "Fight for you" - "Judas e o messias negro"
  • "Hear my voice" - "Os 7 de Chicago"
  • "Husa'vik" - "Festival Eurovision da Canção: A saga de Sigrit e Lars"
  • "Io sì" - "Rosa e Momo"
  • "Speak now" - "Uma noite em Miami"

Maquiagem e cabelo

  • "Emma"
  • "Era uma vez um sonho"
  • "A voz suprema do blues"
  • "Mank"
  • "Pinóquio"

Efeitos visuais

  • "Problemas monstruosos"
  • "O céu da meia-noite"
  • "Mulan"
  • "O grande Ivan"
  • "Tenet"

Melhor fotografia

  • "Judas e o messias negro"
  • "Mank"
  • "Relatos do mundo"
  • "Nomadland"
  • "Os 7 de Chicago"

Melhor edição

  • "Meu pai"
  • "Nomadland"
  • "Bela vingança"
  • "O som do silêncio"
  • "Os 7 de Chicago"

Melhor design de produção

  • "Meu pai"
  • "A voz suprema do blues"
  • "Mank"
  • "Relatos do mundo"
  • "Tenet"