Cinema / Televisão

Brasil Paralelo lança aplicativo

Para seus mais de 190 mil assinantes

Depois de quatro anos veiculando sua produção em seu próprio site e no YouTube, a media tech Brasil Paralelo passa a oferecer, ao seus mais de 190 mil assinantes, um aplicativo para smartphones disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS). Com o app, as produções da Brasil Paralelo ficarão mais próximas de seus assinantes, proporcionando excelência de consumo para todas as produções, sejam elas documentários ou cursos.

Pelo aplicativo, os assinantes poderão ter acesso a mais de 50 documentários, mais de 40 cursos completos no núcleo de formação, o conteúdo de novas assinaturas como a Sociedade do Livro e a Escola da Família, mais de 300 horas de entrevistas completas com diversas personalidades, podcasts sobre filmes e 15 mesas redondas com convidados, além da possibilidade de acompanhar as lives para membros. O conteúdo gratuito segue sendo disponibilizado no YouTube.

O desenvolvimento do aplicativo foi feito pela equipe de tecnologia da Brasil Paralelo, liderada pelo Chief Technology Officer (CTO) Konrad Scorciapino, engenheiro que trabalhou na criação e no desenvolvimento do app do Nubank.

Para a construção da interface foi utilizado o framework Flutter, da Google, e a linguagem de programação Clojure. "Desenvolvemos uma tecnologia à altura da Brasil Paralelo. Estamos buscando eficiência para que nosso conteúdo esteja mais presente no dia a dia das pessoas", comenta o CTO.

Os usuários do app da Brasil Paralelo também poderão assistir ao conteúdo pela TV, usando AirPlay ou Chromecast.

"O lançamento do aplicativo a partir de uma equipe interna de engenheiros é um marco de profissionalização da empresa", afirma Henrique Viana, sócio-fundador da Brasil Paralelo. "É importante ressaltar que também estamos adequando a empresa às regras de compliance e boas práticas corporativas. E todos esses investimentos, tanto em produção quanto em tecnologia, são feitos sem nenhum tipo de dinheiro público envolvido, seja por lei de incentivo, editais ou por empréstimo em bancos estatais. Isso é um princípio inegociável para nós", complementa.

Sobre a Brasil Paralelo

Com mais de 190 mil assinantes, a media tech Brasil Paralelo, fundada em 2016, é conhecida por seus documentários e cursos sobre política, história, cultura e filosofia. Em 2020, suas produções foram assistidas por mais de 10 milhões de usuários únicos, e seu faturamento no período foi de cerca de R? 30 milhões. A empresa, que possui mais de 80 colaboradores, além de produzir o conteúdo, faz sua "embalagem", distribuição e monetização no modelo freemium, mantendo, assim, lançamentos abertos ao público com o objetivo de disseminação de cultura de modo gratuito.