Televisão

Com 'Sonhos', série 'Donas do Baba' conclui sua primeira temporada

Produção documental revela histórias e rotinas de mulheres que têm diferentes relações com o futebol

Foto: Frame
A  série é exibida pela TVE Bahia
A série é exibida pela TVE Bahia

A série documental baiana “Donas do Baba”, exibida pela TVE Bahia, conclui a primeira temporada com seu quinto e último episódio, “Sonhos”.

As personagens Rakelly, de 11 anos, e Milena, de 12 anos, que desejam se tornar jogadoras profissionais de futebol, moram em São Francisco do Conde, no interior da Bahia, cidade de um dos clubes de futebol feminino mais tradicionais do país, e participam de um projeto de prática do esporte.

São quatro momentos para assistir, tanto pelo canal televisivo quanto pelo portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline: no dia 5 de abril (segunda-feira), às 20h, com reprises nos dias 7 (quarta-feira), às 7h30, 8 (quinta-feira), às 21h30, e em 11 de abril (domingo), às 18h.

Para acompanhar a semana de exibição, a menina Milena participa de uma live na página de Instagram da série (@donasdobaba), no dia 8 de abril, às 19h, numa conversa com a diretora Tais Bichara, para falar ao vivo mais uma vez de seus sonhos, além de como foi participar deste projeto, abrindo também perguntas ao público.

“O futebol para mim é muito importante. Através dele eu posso demonstrar minha arte para o mundo, e também é uma forma de melhorar de condição de vida”, diz a criança Milena Gama. “A série mostra várias histórias diferentes e outras parecidas, mas no mesmo contexto. Elas têm o mesmo sentido e objetivo, que é a divulgação da mulher no futebol”, resume ela.

“Donas do Baba” tem como foco a mulher em suas variadas relações com o futebol. Não se trata de uma investigação sobre o futebol feminino: extrapolando a categoria de gênero do esporte, as histórias partem de personagens que têm esta paixão nacional marcada em suas vidas, e não só dentro de campo.

Com direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna, roteiro de Pedro Perazzo e Eric Luis Carvalho, pesquisa de Eric Luis Carvalho e Tais Bichara, direção de fotografia de Liz Riscado, direção de som de Ana Luiza Penna, montagem de Agnes Cajaiba e produção executiva de Amadeu Alban, a série foi realizada através do “Bahia na Tela” – Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos para Pré-Licenciamento de Produções Audiovisuais, promovido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (IRDEB) em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Para os de fora da Bahia, vale traduzir que “Baba” é uma expressão popular local que se refere a uma partida informal – os baianos e as baianas “batem um baba” nos campos de seu dia a dia.

No contraponto, com olhar aprimorado sobre o tema, Roberta Nina, jornalista e uma das criadoras do canal “Dibradoras”, e Aline Pellegrino, zagueira que atuou pela seleção brasileira e atual coordenadora de Competições Femininas na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cruzam aparições com relatos em todos os episódios.

O quê: Donas  do Baba

Episódio “Sonhos”

Estreia: 5 de abril (segunda-feira), 20h

Reprises: 7 de abril (quarta-feira), 7h30 + 8 de abril (quinta-feira), 21h30 + 11 de abril (domingo), 18h

Live com Milena Gama: 8 de abril (quinta-feira), 19h

Em www.instagram.com/donasdobaba