Bahia / Televisão

Série 'Donas do Baba' apresenta 'Advogada'

Produção documental revela histórias e rotinas de mulheres que têm diferentes relações com o futebol

Foto: Vanessa Aragão
 Episódio Advogada
Episódio Advogada

Em seu penúltimo episódio, “Advogada”, a série documental baiana “Donas do Baba”, exibida pela TVE Bahia, apresenta Juliana Camões, mulher que alterna entre os uniformes de advogada e de goleira para defender o que acredita e seu direito de ser o que quiser.

São quatro momentos para assistir, tanto pelo canal televisivo quanto pelo portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline: no dia 29 de março (segunda-feira), às 20h, com reprises nos dias 31 de março (quarta-feira), às 7h30, 1º de abril (quinta-feira), às 21h30, e em 4 de abril (domingo), às 18h.

Para acompanhar a semana de exibição, Juliana participa de uma live na página de Instagram da série (@donasdobaba), no dia 1º de abril, às 19h, numa conversa com a diretora Tais Bichara, para falar de suas experiências com o futebol, de como foi participar deste projeto e dos bastidores, abrindo também perguntas ao público.

“Futebol representa muita coisa em minha vida. Inicialmente, diversão, felicidade e minha relação com meu pai”, resume Juliana Camões. “Além dessa parte familiar, acho que o futebol é capaz de transmitir muita coisa, comunica muita coisa, socialmente falando. Para mim, é também trabalho, é poder trabalhar com o que eu sou apaixonada, uma realização pessoal muito grande.

Na série ‘Donas do Baba’, a gente consegue ver, através de gente como eu, um universo que constrói o futebol, os bastidores, até chegar lá no espetáculo”, revela a advogada.

“Donas do Baba” tem como foco a mulher em suas variadas relações com o futebol. Não se trata de uma investigação sobre o futebol feminino: extrapolando a categoria de gênero do esporte, as histórias partem de personagens que têm esta paixão nacional marcada em suas vidas, e não só dentro de campo.

Com direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna, roteiro de Pedro Perazzo e Eric Luis Carvalho, pesquisa de Eric Luis Carvalho e Tais Bichara, direção de fotografia de Liz Riscado, direção de som de Ana Luiza Penna, montagem de Agnes Cajaiba e produção executiva de Amadeu Alban, a série foi realizada através do “Bahia na Tela” – Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos para Pré-Licenciamento de Produções Audiovisuais, promovido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (IRDEB) em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

 A série acompanha a advogada na aula, na reunião da Comissão de Esportes da OAB e também em um treino do Oxente Futebol Clube, time de advogadas baianas. Seja debaixo da trave ou no escritório, Juliana defende o que acredita e seu direito de ser o que quiser.

Por fim, em “Sonhos”, que estreia em 5 de abril, as personagens Rakelly (11 anos) e Milena (12 anos) desejam se tornar jogadoras profissionais de futebol. Moradoras de São Francisco do Conde, no interior da Bahia, cidade de um dos clubes de futebol feminino mais tradicionais do país, as meninas participam de um projeto de prática do esporte, mas ainda enfrentam muito preconceito e falta de estrutura. Elas são uma porta para a dimensão do sonho, uma outra realidade possível.

Além das datas de lançamento, os episódios serão reprisados três vezes dentro da mesma semana: nas quartas-feiras, às 7h30, nas quintas-feiras, às 21h, e nos domingos, às 18h.

Anote 

O quê: Donas  do Baba

Direção: Tais Bichara e Rodrigo Luna

Série documental | Episódios de 26 minutos

Bahia, Brasil, 2020 | Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Série documental traz histórias e rotinas de mulheres que têm diferentes relações com o futebol. “Baba” é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal e marca de onde falamos: Bahia.

Exibição: TVE Bahia ou pelo portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline

 

Episódio “Advogada”

Estreia: 29 de março (segunda-feira), 20h

Reprises: 31 de março (quarta-feira), 7h30 + 1º de abril (quinta-feira), 21h30 + 4 de abril (domingo), 18h

Live com Juliana Camões: 1º de abril (quinta-feira), 19h

Em www.instagram.com/donasdobaba

 

Episódio “Sonhos”

Estreia: 5 de abril (segunda-feira), 20h

Reprises: 7 de abril (quarta-feira), 7h30 + 8 de abril (quinta-feira), 21h30 + 11 de abril (domingo), 18h