Livros / Música

Curta de Casa: curso para 'drag queen' e um livro de horror

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Pixabay/Creative Commons
Drag Queen

Olá este é o podcast Curta de Casa. Hoje, além de muita música baiana para alegrar sua vida,  outras coisas sensacionais como um premiado livro brasileiro de horror e um curso para "drag queen". Então, vamos começar?

***

No último domingo o clipe “Tabuleiro”, da canção de Magary Lord e Tedy Santana, teve sua primeira exibição, antes mesmo de entrar nas plataformas digitais. Aconteceu no Engenho Velho da Federação.

Mas por que no Engenho Velho da Federação? Porque as crianças de lá são as muitas estrelinhas do clipe.

O baterista Tedy Santana, idealizador do projeto Vai Chegar, que montou toda essa festa com todos os protocolos sanitários sendo cumpridos, falou ao Curta de Casa e me deixou super emocionada.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o projeto Vai Chegar (a partir dos 59 segundos)

A ideia do clipe nasceu da vontade de mobilizar as crianças do bairro que, em 2020, ficaram sem as aulas de música e rodas de conversa que o projeto proporciona, e também longe das aulas escolares, por conta da dificuldade de acesso a uma rede de internet nas suas casas. Magary Lord fala o quanto foi bom participar.

***

E recuperando o fôlego, vamos agora de teatro. O Catálogo Brasileiro de Teatro realiza um super projeto de verão online com apresentação de peças de teatro, curso de dramaturgia, bate-papo com artistas, leitura dramática...

Rosana Andrade conta mais para a gente.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o projeto de teatro (a partir de 6 minutos 10 segundos)

As inscrições devem ser feitas pelo email palco@fredsoares.com.br

***

Sem descer do palco...O que você acha que precisa para se tornar uma drag queen daquelas maravilhosas? Muita maquiagem, um cabelo espetacular, saber andar de salto alto, fazer carão?

Pois saiba que o componente essencial mesmo é saber que está fazendo uma arte que é ao mesmo tempo um ato político por respeito, representatividade e reconhecimento dos direitos dos LGBTQIA+. E para isso nós temos agora uma escola de drags.

Saiba na reportagem de Roberto Aguiar.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a escola de drag queens (a partir de 8 minutos 40 segundos)

***

Roberto Aguiar é nosso parceiro da revista Sobrado, que faz jornalismo cultural crítico e independente. Acesse www.revistasobrado.com.br e curta muito!

***

E uma das maneiras de se entrar em cena é contando histórias.

Mario Omar é um contador de histórias profissional que dá cursos e ensina tudo direitinho para que você também se torne uma pessoa que conta histórias...

E quem conta essa história é Laís Matos, nossa jornalista colaboradora que estreia hoje no Curta de Casa.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o curso de contação de histórias (a partir de 12 minutos 27 segundos)

***

E uma forma de contar histórias sem dúvida nenhuma é através do audiovisual. Pois a história da vila de pescadores Garapuá, no Arquipélago de Tinharé, município de Cairú, está sendo filmada, com direção do queridíssimo cineasta e jornalista baiano Lula Oliveira.

Iven Vit conta mais.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a história da vila de pescadores Garapuá (a partir de 14 minutos 1 segundo)

***

Com a gente nossos parceiros da Rádio Nova da Língua Portuguesa, que é feita por lusófonos de várias origens e latitudes. Acesse www.rnlp.me e ouça nossos lindos e variados sotaques.

***

Literatura! Ser finalista do Prêmio Jabuti já é um feito. Ser finalista com literatura de horror, que muita gente considera literatura de entretenimento, como isso fosse uma categoria menor de literatura (o que eu acho uma bobagem) é maior feito ainda.

Veja na reportagem de Francisco Artur quem é o autor da proeza.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a obra vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura (a partir de 16 minutos 56 segundos)

“Nemezu” já está à venda em livrarias físicas e digitais.

***

Imagine fazer uma jornada de milhares de quilômetros a cavalo, enfrentando animais ferozes, temperaturas altas ou abaixo de zero, cartéis de drogas, estradas completamente vazias, desertos, rios, montanhas, neve, florestas... Parece coisa de filme, mas não é não. É a história real do Cavaleiro das Américas.

Saiba na reportagem de Pedro Moraes.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Cavaleiro das Américas (a partir de 19 minutos 29 segundos)