Cidade / Música / Televisão

10ª edição do Festival Oferendas acontece em formato Doc Live

Com apresentações musicais, performances e experimentações audiovisuais

O Festival Oferendas chega a 10ª edição com um novo formato, apostando na inovação que os novos tempos exigem, respeitando o próximo e celebrando a arte que nos salvou em momentos difíceis.

Com essa vibração, o Oferendas será realizado dias 01 e 02 de fevereiro de 2021 e traz o conceito de Doc Live, festival virtual com apresentações musicais, performances e experimentações audiovisuais. 

Mantendo a tradição, o Oferendas traz o melhor da música de vanguarda local e nacional e promove encontros especiais, tendo na programação: Hiran com Nessa e Ian Cloud, Metá Metá com Alessandra Leão, B Negão com Alice Caymmi, Ed Brass, Marcela Bellas, Zé Manoel com Luedji Luna, Josyara com Iara Rennó, Nara Couto e Márcia Castro com Margareth Menezes (foto Fernando Torquato)

A transmissão será ao vivo no canal do Lála Casa de Arte (https://www.youtube.com/user/lalamultiespaco), dia 01/02 a partir das 19h e dia 02/02 a partir das 15h. O Festival é uma realização Lálá Casa de Arte com produção da Maré Produções Culturais e direção audiovisual da Movida Conteúdo.

O conceito de Doc Live foi criado por Dayse Porto, do Movida Conteúdo, e é um hibrido de shows ao vivo, performances e minidocs contando a história dos 10 anos do Oferendas e a relação do festival com a Festa de Iemanjá. Os minidocs são registros audiovisuais contendo as imagens de arquivos das outras edições do Festival e os depoimentos dos artistas que já participaram dessa celebração.

Como oferendas artísticas a Iemanjá, os artistas criaram apresentações especiais para o Festival. Hiran fará uma homenagem AFROFUTURISTA para Iemanjá; Nara Couto traz o show Brilho do Mar, de forma quase acústica, se apresenta junto a um piano e percussão; 

Ed Brass junto com o músico e luthier baiano Rafael Kalaunga, traz uma obra audiovisual única em homenagem a rainha do mar; Josyara se apresenta no formato violão e voz junto com Iara Rennó; Zé Manoel traz um pocket show cantando algumas canções de seus últimos álbuns, com participação do músico baiano Ícaro Sá e da cantora Luedji Luna, que irá apresentar também algumas canções de seu novo trabalho;

Márcia Castro traz “Louvação”, uma apresentação com muita baianidade e fé junto com Margareth Menezes. Elas se encontram quase um ano depois do lançamento do sinlge “Arco-Íris do Amor”, primeira faixa do seu novo trabalho Axé.

O público também será presenteado com uma mistura de ritmos trazidos por importantes Djs do Brasil: Dj Tutu, Dj Riffs, Dj Jerônimo e Dj Ubunto. Este ano, terá o Balaio Virtual com o intuito de criar redes entre amigos e artistas com o Lálá, uma apresentação que ligará São Paulo, Pernambuco e Salvador entre o Dj e Vj Mozart e a poeta Laura Castro e a performance LAVAGEM, criação de Olga Lamas e Raissa Bonfim, em seu 5º ano de parceria com o Oferendas.

O Balaio Virtual é uma criação da atriz e performer Paula Carneiro e este ano acontecerá em formato digital com curadoria da artista visual e sonora Andrea May.

O Balaio é uma ação integrada ao Festival Oferendas e tem intuito de conectar as redes de amigos e artistas locais, nacionais e internacionais do LÁLÁ Casa de Arte. A curadora, para esta 10ª edição, está selecionando imagens e peças de audiovisual - fotografias, ilustrações, performances, poesias, artes cênicas, dança e música, entre outras linguagens - para compor a representação simbólica de um Balaio de Oferendas.

O Festival tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

OBS: O Festival Oferendas Digital acontecerá apenas no ambiente virtual e seguirá todos os protocolos recomendados pela OMS e Ministério da Saúde para combater a pandemia (uso de máscaras e álcool em gel, e distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas). Todos os artistas e equipe de produção serão testados antes dos shows transmitidos pelo canal do Lálá Casa de Arte no Youtube.

Festival Oferendas 2021

Data: 01 e 02 de Fevereiro

Transmissão: https://www.youtube.com/user/lalamultiespaco

01/02/2021

 Início 19h 

Ação Artística Laura Castro e Mosaum

Metá Metá convida Alessandra Leão

Josyara com Iara Rennó

Marcela Bellas 

Márcia Castro convida Margareth Menezes

DJ Riffs


 

02/02/2021

Início 15h. 

Hiran convida Nessa e Yan Could

B Negão convida Alice Caymmi

Nara Couto

Zé Manoel convida Luedi Luna

DJ Jeronimo

DJ Tutu

Dj Ubunto