Cidade

Veja praias que devem ser evitadas em Salvador no final de semana

As informações são do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)

Foto: Jefferson Peixoto
Agentes da Guarda Municipal fiscalizam praias de Salvador

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.

Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Praias poluídas

-- Periperi (na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea)
-- Penha (em frente à barraca do Valença)
-- Bonfim (ao lado da quadra de esportes, em frente à rampa de acesso à praia)
-- Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia)
-- Roma (Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge)
-- Rio Vermelho (próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana)
-- Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa)
-- Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas)
-- Corsário (em frente ao posto Salva Vidas)
-- Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares. Próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe)

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.

O Inema recomenda aos usuários das praias que ao observarem presença de óleo evitem fazer a utilização das mesmas e não toquem, nem removam os resíduos encontrados.

Fiscalização nas praias

A Guarda Civil Municipal (GCM) dará continuidade, neste domingo (24), à operação de fiscalização no litoral da capital baiana. A ação faz parte do pacote de medidas municipais de preservação à vida e combate à disseminação do novo coronavírus.

100 profissionais da Guarda Civil vão efetuar o patrulhamento nas praias orientando os cidadãos quanto à proibição do acesso aos locais neste dia da semana.

Dias liberados – As praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã funcionam de terça-feira a sábado (exceto feriados) e as demais, de segunda-feira a sábado (exceto feriados) e sem restrição de horário.

Em todas as praias, deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, durante toda a permanência. O uso da máscara é obrigatório, até mesmo durante a prática de atividades físicas, com exceção das aquáticas, momento em que o distanciamento deverá ser de 2m.

São permitidas atividades físicas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscara durante a prática. Estão proibidas atividades que geram aglomerações, como piqueniques e luaus.

Nos dias em que o acesso é permitido, está liberado o uso de materiais como ombrelones, guarda-sóis, sombreiros e similares dos banhistas (exceto no Porto da Barra) e o comércio ambulante também está autorizado.

Previsão do tempo na Bahia

Para este sábado, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado em toda faixa centro-leste da Bahia, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas.

Os maiores volumes são esperados para as áreas litorâneas do recôncavo (incluindo Salvador e RMS) e sul. Já na faixa centro-oeste, o predomínio continua sendo de sol, entre poucas nuvens, e sem chuvas.

Para o domingo a tendência é de que o tempo fique instável em diversos pontos da Bahia.

Espera-se que as chuvas ocorram, de fraca a moderada, nas áreas isoladas de todas as mesorregiões do Estado, com exceção apenas do norte baiano, onde o predomínio ainda será de sol.

Para Salvador e RMS, a previsão segue com céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas fracas, podendo ocorrer a qualquer hora do dia.

Na segunda-feira, tendência de céu parcialmente nublado, com chuvas fracas no Oeste e áreas da faixa leste baiana. Nas demais áreas, céu claro e sem chuvas ao longo do período.