Artes Visuais / Livros

Escritor Jeferson Tenório fala sobre racismo

Em live da exposição Semelhantes

Foto: Jeferson Carlos Macedo
Literatura
Jeferson Tenório

Autor de O avesso da pele (Companhia das Letras), aclamado como um dos romances brasileiros mais impactantes de 2020, o escritor e professor Jeferson Tenório é o convidado da live promovida pela exposição virtual de fotografia Semelhantes.

No programa agendado para quarta-feira (20), às 19h, ele irá refletir sobre identidade, relações raciais e memória, temas centrais do livro e que também emergem na narrativa da mostra, que põe em pauta o respeito às diferenças.

Jeferson Tenório irá conversar com a museóloga Heloísa Helena Costa, coordenadora da exposição organizada pelo Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil e ambientada virtualmente no Museu da Misericórdia e Museu de Arte da Bahia – MAB.

O debate será mediado por Osvaldina Cezar, que responde pela coordenação museológica do Museu da Misericórdia, e terá transmissão pelo YouTube RoerichTV e páginas do Facebook: museudamisericordia, museudeartedabahia e exposemelhantes.

Debatedores – Jeferson tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores.

Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de Estela sem Deus (2018). O avesso da pele (2020) é seu romance mais recente, publicado pela editora Companhia das Letras.

Heloísa Helena Costa é doutora em Sociologia e Cultura, mestre em Ciências Sociais e bacharel em Museologia, Museografia e História.

Exposição virtual Semelhantes – Iniciativa do Instituto Roerich, a mostra foi criada pela jornalista Cássia Candra e adaptada em plataforma virtual pelo arquiteto Francisco Passos. É uma narrativa digital #antirracismo em 3D, que fala de identidade, luta e diversidade, abordando as nossas semelhanças, em meio às diferenças que nos tornam únicos.

Com obras da curadora, Valéria Simões, e dos fotógrafos Angélica Dass (RJ/Madri), Davy Alexandrisky (RJ), Lázaro Roberto (BA), Ricardo Teles (RS), Rogério Ferrari (BA), Shirley Stolze (BA), a mostra pode ser visitada até 12 de fevereiro no sites: www.roerich.org.br; www.ipac.ba. gov.br e www.museudamisericordia.org.br.