Moda

Memória olfativa do Bonfim vira aromatizador de ambiente

Cheiro de alfazema, tradicionalmente ligado às tradições da Igreja, ganha agora sua versão comercial

Foto: Divulgação
Beleza
Lavandas do Bonfim

O perfume da alfazema sempre foi uma referência olfativa da Igreja do Bonfim. A Lavagem do Bonfim é uma das festas populares mais conhecidas do Brasil e nela baianas costumam oferecer “banhos de cheiro” aos fieis com o objetivo de “lavar a alma e abrir caminhos”. O cheiro suave da lavanda faz parte de uma tradição que foi sendo construída ao longo do século passado.

Agora, a fragrância, mais do que nunca, fará parte da memória de fiéis, turistas e visitantes do Santuário Basílica Senhor do Bonfim. A “Lavandas do Bonfim” será a primeira experiência de memória olfativa em igrejas na Cidade de Salvador, passando a ser comercializada a partir deste mês .

O lançamento está marcado para o dia 8 de janeiro (sexta-feira), às 10 horas, na Vila Criativa do Bonfim,  localizada no Espaço Casa dos Romeiros,  na Praça do Bonfim.

A idealizadora do projeto é Simone Reis, que há alguns anos vem trabalhando para dotar a região de mais atrativos culturais, envolvendo as tradições ligadas à Igreja, reforçando o fluxo de turistas na região.

“Levamos o projeto ao Grupo Sentidos, uma empresa genuinamente baiana de Feira de Santana, que desenvolveu uma fragrância exclusiva,  baseado na história desse lugar que traduz tantas memórias afetivas e uma relação cultural identitária com o povo seja baiano ou  turista que esteja visitando nossa cidade”.

O Lavandas do Bonfim é um produto exclusivo da Vila Criativa e será comercializado no varejo e no atacado, com parte da renda destinada às obras da Igreja do Bonfim. “Vamos oferecer aos consumidores, inicialmente, duas linhas, o Difusor Square de 250 ml e o aromatizador de ambiente de 300 ml”. A data de lançamento coincide com o início da novena da festa do Nosso Senhor do Bonfim2021.

“Esse ano não acontecerá a Lavagem  do  Bonfim, por conta dos cuidados com a pandemia da Covid-19, mas teremos uma programação  totalmente pensada pelo Padre Edson Menezes,  reitor da Basílica Santuário, que contempla a participação de todos os fiéis,  seja presencialmente, com limite de acesso a igreja, e virtualmente, através dos meios de comunicação social  web TV, Facebook, Instagram”. A Vila Criativa é uma parceira da Basílica Santuário Senhor do Bonfim , Devoção do Senhor do Bonfim , Projeto Social Bom Samaritano .

 

Lançamento . " Lavandas do Bonfim

Data:. 08/01/2021 (sexta feira)

Horário . 10 horas

Local .  Vila Criativa do Bonfim (em frente a Igreja do Bonfim)