Televisão

Parintins é mostrada na série Brasil Visto de Cima 

Produção faz voo panorâmico para mostrar os encantos da Ilha da Magia

Foto: TV Brasil
TV
Seriado revela belezas de Parintins nesta sexta (8/1) na TV Brasil

O episódio da série Brasil Visto de Cima destaca as maravilhas de Parintins, cidade amazonense também conhecida como Ilha da Alegria que é tema da produção documental nesta sexta (8), às 20h, na TV Brasil. Natureza, cultura e folclore ganham destaque nesta edição.

O programa enaltece as áreas verdes e as tradições características da região. Segundo município mais populoso do estado, Parintins fica na margem direita do rio Amazonas, na ilha Tupinambarana, junto à fronteira com o Pará.

Essa área do Amazonas se desenvolveu durante o ciclo da borracha. A cidade é palco de um dos mais famosos eventos da cultura popular do país: o Festival Folclórico de Parintins. Sediada no município, a iniciativa é considerada Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Sobre a atração

A faixa nobre da programação da TV Brasil exibe grandes produções nacionais e do exterior. A emissora pública reúne obras de cunho ambiental e atrações documentais como a série Brasil Visto de Cima. O ator Caio Blat relata as aventuras exibidas na telinha.

No ar de segunda a sexta, às 15h, às 20h e à meia-noite, e aos domingos, às 18h e à 0h30, esse conteúdo nacional mostra as belezas naturais em janela diária no canal público que adquiriu os 135 episódios das cinco temporadas do programa inéditas em sinal aberto.

Além dos horários alternativos na programação da emissora pública, os documentários do seriado também podem ser assistidos pelos interessados no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Com uma nova forma de mostrar o país, através de imagens feitas em helicópteros e drones, a produção oferece ângulos, visões e reflexões sobre encantos, belezas, curiosidades e contradições de uma nação imensa e cheia de surpresas.

A obra audiovisual visita os lugares mais famosos, considerados cartões postais, mas também revela as maravilhas de pontos espetaculares e ainda desconhecidos pela maioria dos brasileiros, de norte a sul do país.

 

Brasil Visto de Cima - sexta-feira, dia 8/1, às 20h, na TV Brasil

Brasil Visto de Cima – sexta-feira, dia 8/1, para sábado, dia 9/1, à meia-noite, na TV Brasil

Brasil Visto de Cima – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

 

TV Brasil exibe filme "Fronteira da Grandeza" no Cine Nacional de sexta (8/1)

Produção dirigida revela os desafios para assegurar a proteção das fronteiras nacionais

O documentário "Fronteira da Grandeza" (2017) é a atração da faixa Cine Nacional que a TV Brasil mostra nesta sexta (8), às 22h30. O longa-metragem realizado pelo diretor Dodge Billingsley traça um panorama sobre o sistema que garante a proteção das fronteiras do país.

O filme mostra o trabalho necessário para combater o fluxo das atividades ilegais e contrabando de drogas nessas regiões. A partir da expansão histórica do território nacional do maior país da América do Sul, a produção aborda a lógica para manter a segurança.

Do Iguaçu até as margens da Amazônia e através dos centros de poder em Brasília e São Paulo, "Fronteira da Grandeza" revela essa vasta nação através de imagens e das vozes dos cidadãos.

A equipe do longa percorreu milhares de quilômetros do território brasileiro ao visitar municípios que ficam nos extremos do país, próximos às regiões de fronteiras, como Sant'Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Com mais de 10 mil quilômetros de extensão, o país tem a terceira maior fronteira terrestre do mundo.

Perspectivas para um futuro próspero

Em 72 minutos, a obra documental cobre a fronteira de norte a sul do Brasil ao apresentar reportagens e depoimentos de indígenas, militares, diplomatas, povo fronteiriço e pesquisadores. Os depoimentos destacam por que a população acredita em um futuro melhor apesar dos muitos desafios - incluindo aqueles que se referem às próprias fronteiras.

De acordo com os entrevistados no filme, o acesso relativamente fácil às fronteiras brasileiras levou a um fluxo constante de tráfico internacional ilícito de itens como cigarros, animais exóticos, gasolina, metais preciosos e madeira. A violência nas favelas, já em proporções históricas, é alimentada por drogas e armas, muitas das quais entram no Brasil sem muitas dificuldades.

Segundo os convidados, apesar dos esforços oficiais para conter o fluxo de atividades ilegais e contrabando, o país enfrenta uma tarefa pouco invejável. O contexto se agrava ainda mais pela localização próxima a três das principais nações produtoras de drogas do mundo e em virtude dos problemas de corrupção que assolam o continente.

"Fronteira da Grandeza" analisa esses dilemas com implicações para o futuro do próprio Brasil, visto pelos olhos daqueles que estão na linha de frente dessa luta pela prosperidade. O tema também tem abordagem sob a perspectiva do diretor Dodge Billingsley, um observador experiente de guerras e locais de alto risco, passando longo tempo documentando regiões geopoliticamente importantes, como é o caso.

O documentário faz parte de uma série chamada "Beyond the Border", produzida pela Combat Films and Research, em cooperação com o Centro David M. Kennedy de Estudos Internacionais da Universidade Brigham Young.

A sequência atualmente compreende dez filmes originais que tratam de questões interdisciplinares e internacionais, incluindo a reunificação coreana e culturas nacionais, cadeias globais de suprimentos e a indústria automobilística.

Ficha técnica

Ano: 2017. Gênero: documentário. Diretor: Dodge Billingsley. Classificação indicativa: Livre. Duração: 72 min.

 

Cine Nacional – "Fronteira da Grandeza" – sexta-feira, dia 8/1, às 22h30, na TV Brasil

Cine Nacional – "Fronteira da Grandeza" – sexta-feira, dia 8/1, para sábado, dia 9/1, às 2h30, na TV Brasil