Cinema / Televisão

Confira os filmes que vão ar ar na TV Brasil

De 2 a 10 de janeiro de 2021

Foto: TV Brasil
TV
Bugigangue no Espaço

Sábado, 2 de janeiro                 

Cine Retro – Meu Japão Brasileiro

16h00, na TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1965. Gênero: comédia. Direção: Glauko Mirko Laurelli. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Célia Watanabe, Zilda Cardoso, Carlos Garcia, Reynaldo Martini, Adriano Stuart Elk Alves, Francisco Gomes, Judith Barbosa, Bob Junior, Ivone Hirata, Luiz Tokio, Luzia Yoshigumi.

Em uma comunidade rural nipo-brasileira, Amácio Mazzaropi vive um agricultor chamado Fofuca que enfrenta a exploração descarada do "seu" Leão, responsável por intermediar os negócios entre os produtores e o comércio na cidade.

Após muito penar em suas mãos, Fofuca articula com os camponeses a formação de uma cooperativa agrícola. Leão e seus filhos, entretanto, não vêem com bons olhos esta iniciativa e vão fazer de tudo para impedir Fofuca e seus amigos de conseguirem se dar bem neste Japão brasileiro.

Reprise. 102 min.

Classificação Indicativa: 12 anos.

Horário: 16h00

 

Domingo, 3 de janeiro

Sessão Família – Bugigangue no Espaço

14h00, na TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: animação. Direção: Ale McHaddo.

Quando o vilão alienígena Gana Gobler toma o poder da Confederação, sete alienígenas desajeitados conseguem escapar do cerco, mas sua espaçonave cai na Terra, ao lado da sede de um clube restrito a sete amigos, que aguardam algum acontecimento divertido para mudar sua rotina. Juntos, eles embarcam em uma emocionante aventura espacial para restaurar a paz no universo.

Animação brasileira em computação gráfica, "BugiGangue no Espaço" foi realizada, escrita e produzida por Ale McHaddo.

Reprise. 90 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 14h00

 

Domingo, 3 de janeiro (madrugada de domingo, dia 3/1, para segunda-feira, dia 4/1)

Sessão Retrô – Um Caipira em Bariloche

04h00, na TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1973. Gênero: comédia. Direção: Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquista, Carlos Valone.

Amácio Mazzaropi é Polidoro, um fazendeiro ingênuo que cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista. O larápio engana a todos, inclusive sua própria esposa, uma argentina honesta e desiludida com o amor.

Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche e lá na neve, em meio a confusões e gargalhadas no frio argentino, o caipira começa a juntar os fatos e retorna para desmascarar os vilões.

A comédia promete muitas risadas e momentos de diversão, intriga e suspense para o público. O longa "Um caipira em Bariloche" foi uma das maiores bilheterias de toda a carreira do saudoso humorista Amácio Mazzaropi.

Reprise. 100 min.

Classificação Indicativa: 14 anos

Horário: 04h00

 

Segunda-feira, 4 de janeiro                 

Cine Nacional – Além da Visão

22h30, na TV Brasil

02h30, na TV Brasil (madrugada de segunda, dia 4/1, para terça-feira, dia 5/1)

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: documentário. Direção: Bruno Lemos e Luiz Werneck.

Apesar de cego, o adolescente brasileiro Derek Rabelo decide se tornar surfista e embarca em um árduo programa de treinamento de três anos. Seu objetivo é surfar as temidas ondas de Pipeline, no Havaí, ao lado de lendas do surf, como Kelly Slater, Eddie Rothman, CJ Hobgood e Carlos Burle.

Derek, que nasceu sem a visão, sabe surfar, nadar, andar de skate e de bicicleta. Faz tudo o que um jovem de 18 anos pode fazer. Mas o rapaz continua decidido a ir além...

Dirigido por Luiz Werneck e Bruno Lemos, o filme conta com depoimentos de Kelly Slater, Carlos Burle, Danilo Couto, Derek Ho, Eddie Rothman, Gabriel Pensador, entre outros.

Reprise. 94 min.

Classificação Indicativa: Livre.

Horário: 22h30

Horário: 02h30 (madrugada de segunda, dia 4/1, para terça-feira, dia 5/1)

 

Segunda-feira, 4 de janeiro (madrugada de segunda, dia 4/1, para terça-feira, dia 5/1)

Sessão Retrô – Casinha Pequenina

04h00, na TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1963. Gênero: comédia. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Tarcísio Meira, Edgard Franco, Astrogildo Filho, Guy Loup, Luis Gustavo, Marly Marley, Marina Freire, Ingrid Tobias.

Considerado a obra-prima de Amácio Mazzaropi, o filme "Casinha Pequenina" traz um elenco de estrelas e marca a estreia de Tarcísio Meira no cinema. A trama tem o fim da escravidão como pano de fundo e mostra a luta contra os interesses dos senhores de engenho.

Na época do Brasil colonial, um rico fazendeiro dono de escravos inclui seu humilde empregado em uma tramoia. O colono de bom coração e sua família entram num plano para o patrão se livrar de uma dupla de mulheres vigaristas que o chantageiam, por causa de um assassinato cometido pelo fazendeiro no passado.

Apesar desse planos, o filho do colono se envolve com uma das mulheres e renega as acusações que um amigo seu procura esclarecer.

Reprise. 95 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

Horário: 04h00

 

Quarta-feira, 6 de janeiro

Festival de Cinema – Brasil Animado

22h30, na TV Brasil

02h30, na TV Brasil (madrugada de quarta, dia 6/1, para quinta-feira, dia 7/1)

País: Brasil. Ano: 2010. Gênero: animação. Direção: Mariana Caltabiano. Elenco: Eduardo Jardim, Fabiano Perez, Mariana Caltabiano, Fernando Meirelles.

Primeiro filme nacional em 3D, o longa-metragem Brasil Animado, lançado em 2010, conta a história de uma dupla de cachorros chamados Stress e Relax que são opostos extremos. Enquanto um é empresário e só pensa em dinheiro, o outro é diretor de cinema e vive insistindo para que o amigo invista em seus projetos.

A ideia da vez é procurar um jequitibá-rosa, a árvore mais antiga do Brasil. Stress fica animado com a possibilidade de ganhar dinheiro com essa raridade. O problema é que eles não sabem exatamente onde ela está.

Os dois partem em viagem pelos quatro cantos do país em busca do "Grande Jequitibá Rosa" sem mapa, sem bússola e sem noção. Relax quer se divertir e conhecer a cultura de diferentes regiões do Brasil, já Stress está ansioso para encontrar o jequitibá para enriquecer com a promoção da árvore.

O resultado é uma comédia com ingredientes para agradar adultos e crianças. Para divertir ainda mais o público, o longa traz versões animadas em 3D de personalidades como a modelo Gisele Bündchen, o cineasta Fernando Meirelles e a ginasta Daiane dos Santos.

O filme "Brasil Animado" combina o uso de live-action e animação tradicional, mesma tecnologia utilizada em produções consagradas do cinema americano como as celebradas animações "Uma Cilada para Roger Rabbit" (1988) e "Space Jam" (1996).

Estreia de Mariana Caltabiano como diretora, o longa-metragem mescla computação gráfica e cenas gravadas em cenários reais A produção foi registrada em cidade como Rio de Janeiro, Salvador, Porto Seguro, Foz do Iguaçu, Porto de Galinhas, Olinda, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, Fortaleza, Canoa Quebrada, Jericoacoara, Gramado, Caxias do Sul, São Paulo, Brasília, Florianópolis e Amazônia.

Reprise. 75 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 22h30

Horário: 02h30 (madrugada de quarta, dia 6/1, para quinta-feira, dia 7/1)

 

Quarta-feira, 6 de janeiro (madrugada de quarta, dia 6/1, para quinta-feira, dia 7/1)

Sessão Retrô – Uma Pistola para Djeca

04h00, na TV Brasil

País: Brasil. Ano de estreia: 1969. Gênero: comédia. Direção: Ary Fernandes. Elenco: Amácio Mazzaropi, Nello Pinheiro, Elizabeth Hartman, Patricia Mayo, Rogério Camara.

Amácio Mazzaropi interpreta Gumercindo, um homem pobre e honesto que tem sua filha seduzida pelo filho do fazendeiro. A garota fica grávida, mas a criança é motivo de chacotas por não ter pai.

O patrão acaba expulsando o trabalhador de suas terras e Gumercindo se une aos fazendeiros vizinhos para o ajuste de contas. Agora a justiça deverá ser feita, só será preciso que algum louco dê "Um Pistola para Djeca".

Reprise. 90 min.

Classificação Indicativa: 14 anos

Horário: 04h00

 

Quinta-feira, 7 de janeiro

Cine Retrô – O Barbeiro que se vira

22h30, na TV Brasil

02h30, na TV Brasil (madrugada de quinta, dia 7/1, para sexta-feira, dia 8/1)

País: Brasil. Ano de estreia: 1957. Gênero: comédia musical. Direção: Eurides Ramos. Elenco: Arrelia, Laura Galano, Carlos Tovar, Berta Loran, Eliana, Theresa Amayo, Roberto Duval, Jackson de Souza.

Com título que faz trocadilho explícito em referência à ópera "O Barbeiro de Sevilha", a trama se passa na cidade fictícia de Jabulândia em que Arrelia é o barbeiro que também exerce várias outras ocupações como dentista, farmacêutico, veterinário e calista.

O protagonista costuma se confundir na hora de atender os clientes. Arrelia comete várias trapalhadas ao arrancar o dente de quem faz a barba e barbear quem está com o dente doendo, por exemplo, mas se sai bem.

Arrelia quer ajudar seus amigos Leonardo (Paulo Goulart) e Rosinha (Eliana Macedo) a ficarem juntos, mas o padrasto dela, o poderoso Coronel Clementino (Fregolente), quer que a moça se case com o vigarista Professor Basílio (Carlos Tovar).

O coronel acaba acusando Leonardo por um roubo. O rapaz e Arrelia se disfarçam de mulheres para enganar os capangas. Eles invadem a fazenda do Coronel Clementino para descobrir o verdadeiro ladrão.

Protagonizado por Arrelia, o longa musical "O Barbeiro que se vira" conta com grandes nomes da dramaturgia como Paulo Goulart, Eliana Macedo, Berta Loran, Beatriz Segall e Fregolente nos papeis principais da trama.

Dirigida por Eurides Ramos, a comédia foi produzida por Oswaldo Massaini e Alípio Ramos. O filme tem roteiro de Victor Lima e música de Radamés Gnattali. Os números musicais foram executados por Trio Nagô, Jorge Goulart e dos artistas do elenco: Arrelia, Berta Loran e Eliana Macedo.

Inédito. 85 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

Horário: 22h30

Horário: 02h30 (madrugada de quinta, dia 7/1, para sexta-feira, dia 8/1)

 

Sexta-feira, 8 de janeiro                 

Cine Nacional – Fronteira da Grandeza

22h30, na TV Brasil

02h30, na TV Brasil (madrugada de sexta-feira, dia 8/1, para sábado, dia 9/1)

País: Estados Unidos. Ano: 2017. Gênero: documentário. Direção: Dodge Billingsley.

Dirigido pelo experiente cineasta Dodge Billingsley, o documentário "Fronteira da Grandeza" revela os desafios do Brasil para proteger suas fronteiras contra o fluxo das atividades ilegais e contrabando de drogas.

O longa-metragem aborda a expansão histórica do território nacional do maior país da América do Sul. Do Iguaçu até as margens da Amazônia e através dos centros de poder em Brasília e São Paulo, "Fronteira da Grandeza" destaca essa vasta nação através de imagens e das vozes dos cidadãos.

A equipe da produção percorreu milhares de quilômetros do território brasileiro ao visitar municípios que ficam nos extremos do país, próximos às regiões de fronteiras, como Sant'Ana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul, e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

O filme cobre a fronteira de norte a sul do Brasil ao apresentar reportagens e entrevistas com indígenas, militares, diplomatas, povo fronteiriço e pesquisadores. Depoimentos mostram que a população acredita em um futuro melhor apesar dos desafios - incluindo aqueles que se referem às próprias fronteiras.

"Fronteira da Grandeza" analisa esses dilemas com implicações para o futuro do próprio Brasil, visto pelos olhos daqueles que estão na linha de frente dessa luta. O tema também tem abordagem sob a perspectiva do diretor Dodge Billingsley, um observador experiente de guerras e locais de alto risco, passando longo tempo documentando regiões geopoliticamente importantes, como é o caso do Brasil.

Reprise. 72 min.

Classificação Indicativa: Livre.

Horário: 22h30

Horário: 02h30 (madrugada de segunda, dia 4/1, para terça-feira, dia 5/1)

 

Sábado, 9 de janeiro                 

Cine Retro – O Vendedor de Linguiça

18h00, na TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1962. Gênero: comédia musical. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Argumento e produção: Amácio Mazzaropi. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Maximira Figueiredo, Amilton Fernandes, Carlos Garcia, David Neto, Maria Helena Rossignolli, Anita Sorrento.

O humorista Amácio Mazzaropi interpreta o personagem Gustavo, um vendedor de linguiça que, para conquistar sua freguesia, tem de ralar muito. Em meio a problemas com a família, vizinhos, e cachorros que adoram roubar sua linguiças, o comediante vive um banquete de situações engraçadas que vão fazer o público chorar de tanto rir.

O vendedor ambulante de linguiças sai todos os dias com seu filho Dudu (Carlos Garcia) a bordo de um pequeno caminhão e percorre os bairros da periferia de São Paulo oferecendo seu produto.

Flora (Maximira Figueiredo), filha de Gustavo, trabalha como empregada doméstica para patrões ricos e quando eles viajam, resolve passear pela cidade usando as roupas daquela família.

Durante esse passeio, a moça conhece o milionário Pierre (Amilton Fernandes) e ambos começam um namoro. Flora pega outras roupas da família e dá ao pai e ao irmão Dudu, para fazer com que eles se passem por uma família rica.

A mentira é descoberta e todos vão parar na polícia e Pierre sabe da verdade sobre a namorada através dos jornais. Mesmo assim ele quer continuar o namoro, mas a família dele tenta impedi-lo.

Entre as canções que fazem parte dos números musicais do filme estão "O Linguiceiro" e "Mocinho Lindo", interpretadas por Mazzaropi; "Olhar de saudade", cantada por Pery Ribeiro; "Não ponha a mão", entoada Elza Soares; e "Poema do adeus", na voz de Miltinho.

Reprise. 95 min.

Classificação Indicativa: 12 anos.

Horário: 18h00

 

Domingo, 10 de janeiro

Sessão Família – Peixonauta: o filme

14h00, na TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: animação, aventura. Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo e Rodrigo Eba! Classificação indicativa: Livre.

A trama infantil acompanha uma curiosa aventura de Peixonauta com seus amigos, Marina e Zico. O trio deixa a segurança do Parque das Árvores Felizes para resgatar o Dr. Jardim, avô de Marina, que foi para a cidade, mas não voltou.

Pela primeira vez, os personagens entram numa cidade grande e ficam surpresos porque encontram as ruas completamente vazias. Após uma investigação, eles descobrem que as pessoas não desapareceram, mas encolheram.

Agora, Peixonauta e seus amigos precisam solucionar esse surpreendente mistério. Com muita amizade e união, a turminha pretende desvendar a causa para o encolhimento de todos os moradores e salvar a cidade.

Reprise. 77 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 14h00

 

Domingo, 10 de janeiro (madrugada de domingo, dia 10/1, para segunda-feira, dia 11/1)

Sessão Retrô – Jeca Tatu

04h00, na TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1959. Gênero: comédia. Direção: Milton Amaral. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Marlene França, Nicolau Guzzardi, Nena Viana.

Inspirado no personagem de Monteiro Lobato, Jeca Tatu é um caipira muito preguiçoso que vive em uma cidade do interior de São Paulo com sua esposa e filha.

Jeca é um roceiro ocioso de dar dó, mas essa indolência está com os dias contatos, pois seu ranchinho está ameaçado pela ganância de latifundiários sem coração. Agora, o protagonista vai precisar colocar em prática todo seu jeito matreiro para conseguir seu cantinho de terra.

Clássico da filmografia de Amácio Mazzaropi, o filme é uma declarada homenagem ao conterrâneo Monteiro Lobato, criador do personagem homônimo na obra "Urupês".

Na trama, Mazzaropi trata com singeleza a figura do homem do campo e a questão da reforma agrária.

Reprise. 100 min.

Classificação Indicativa: 14 anos

Horário: 04h00