Agenda / Cidade / Entretenimento

Confira o que vai rolar na Edição Especial da FLIPELÔ 2020

A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e do Serviço Social do Comércio (Sesc)

Foto: Divulgação
Arroz de Hauçá
No sábado haverá a apresentação do vídeo com receita preparada pelo Restaurante Axêgo, um Arroz de Hauçá

Já está tudo pronto para a realização da edição especial da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), que acontece de 10 a 13 de dezembro, em formato em on-line, seguindo o protocolo de segurança em combate à pandemia do novo coronavírus. O Pelourinho, o coração cultural de Salvador, será o grande homenageado da festa literária.  

Mesas temáticas, atividades formativas, saraus, espetáculos adultos e infantis, contação de histórias e shows com artistas baianos fazem parte da extensa programação. Tudo será transmitido ao vivo pelo canal www.youtube.com/flipelo.

A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

“A FLIPELÔ acontecerá em uma versão que estamos chamando de especial e vamos fazer uma grande homenagem ao Pelourinho, grande cenário da obra de Jorge Amado, berço cultural da nossa cidade”, declara Angela Fraga, diretora da  Fundação Casa de Jorge Amado. “Queremos mostrar ao mundo, com esta edição on-line, como é rica a cultura produzida no Pelourinho, para que no próximo ano mais gente possa estar presencialmente vivendo a FLIPELÔ”, completa Angela Fraga.

O diretor regional do Sesc, José Carlos Boulhosa Baqueiro, destaca as atividades e convidados da FLIPELÔ e reafirma o compromisso do SESC-Bahia no estímulo à produção e difusão artístico-cultural ao celebrar a literatura em mais uma edição da FLIPELÔ, como entidade correalizadora.

“Neste ano o formato virtual propiciará a realização de mais de 47 atividades online e a participação de 64 convidados, tendo como um dos cenários o Teatro Sesc-Senac Pelourinho”, declara o diretor regional do Sesc.

Esta Edição Especial da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2020, é uma correalização do Sesc com a Fundação Casa de Jorge Amado e tem produção da Sole Produções.

Tem patrocínio do Instituto CCR, Banco do Nordeste/Governo Federal, Itaú Social, Bahiagas e apoio da ITS Brasil, Rede Bahia, Prefeitura de Salvador, Governo da Bahia, do Shopping da Bahia e da Academia de Letras da Bahia.

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 10 (quinta-feira)

19h – Mesa de abertura: “"Bem-vindo ao Pelô! Gentes, literatura, passados, presentes...", com Chico Sena (BA) e Carla Akotirene (BA). Mediação: Denny Fingergut (BA).

 

DIA 11 (sexta-feira)

- 9h: Contação de história com Rafahel Ramos (BA)

- 10h: Espetáculo literomusical infantil "Boquinha... E assim surgiu o mundo..."(SP)

- 11h: Mesa 2: "Sou nerd, sou geek e o que mais eu quiser! Com a palavra, os gamers", com Anne Quiangala (ES) e Leandro Villa?(BA). Mediador: Renato Cordeiro

- 12h: "Rota gastronômica". Apresentação do vídeo pré-gravado com receita preparada pelo Restaurante Cuco Bistrô

- 12h30: Abertura da "Exposição Rota das Artes no Pelourinho". Vídeo de abertura da exposição com fala do curador Mário Edson

- 13h: Sessão de contação de histórias, com Dona Cici (RJ)

- 13h30: Oficinas do CFA

- 14h: Mesa 3: "Arte que empreende: economia e processos criativos", com Jair Marcatti(BA)?e Ayrson Heráclito(BA). Mediação: Daniele Canedo(BA)

- 15h: Sessão de contação de histórias, com Mabel Veloso (BA)

- 16h: Mesa 4: "Leitura  e escrita de qualidade para todos: um desafio, um compromisso", com Márcia Licá (TO) e Wagner Santana (SP). Mediação: Neide Almeida (SP)

Divulgação

Sarau da Flipelô - Lívia Natália

- 17h: Sessão de contação de histórias para jovens e adultos, com Augusto Pessoa(RJ)

- 18h: Mesa 5: "O que quer, o que pode esta rima! Poesias, ideias, teimosias e afins...", com Sergio Vaz e Preta Rara. Mediador: Edvar Passos (BA)

- 19h: "Sarau da Flipelô", com apresentação de Daniel Farias (BA). Convidados: Denisson Palumbo (BA), Filipe Lorenzo (BA), Lívia Natália (BA) e Raiça Bomfim (BA)

- 20h: "Sarau das Mulheres", com Clarissa Macedo (BA), Daniela Galdino (BA), Inaê Sodré (BA), Jaquinha Nogueira (BA), Ludmila Singa (BA), Marcela Brito (BA), Mariana Guimarães (BA), Mariana Paim (BA) e Rita Santana (BA)

- 21h: Show/live do Paulinho Boca de Cantor, em homenagem a Moraes Moreira 

DIA 12 (sábado)

- 9h: Espetáculo literomusical infantil "Encontro com o pequeno príncipe preto", com o ator Rodrigo França (RJ)

- 10h: Mesa 6: "#partiuFlipelô - Sou da Bahia e tô bombando nas redes!", com Iuri Sotero (BA), Ivan Mesquita (BA) e Deko Lipe (BA) e Carol Adesewa (BA). Mediador: Renato Cordeiro

- 11h: Mesa 7: "Com a palavra, o escritor", com Milton Hatoum (AM). Mediador: Rodrigo Casarin(SP)

- 12h: "Rota gastronômica" - apresentação do vídeo com receita preparada pelo Restaurante Axêgo

- 12h30: Exposição "Rota das Artes no Pelourinho"

- 13h: Sessão de contação de histórias, com Dona Cici

- 13h30: Oficinas do CFA

- 14h: Mesa 8: "Escritor internacional", com Pepetela (Angola). Mediação: Rita Chaves

- 15h: Sessão de contação de histórias, com Mabel Veloso

- 16h: Mesa 9: "Aventuras amadianas: dos livros para as telonas", com Cecília Amado(BA) e Marcelo Farias (RJ). Mediador: Edvar Passos(BA)

- 17h: Sessão de contação de histórias para jovens e adultos, com Augusto Pessoa(BA)

- 18h: Mesa 10: "Vem, meu amor, falar das poéticas musicais do Olodum!", com Alberto Pita (BA), Tonho Matéria(BA) e Silvio Almeida(BA). Mediação: João Jorge(BA)

Divulgação

Sarau da Flipelô - Sandro Suassuna

- 19h: "Sarau da Flipelo". Apresentação de Talis Castro(BA). Convidados: Alex Simões (BA), Sandro Sussuarana (BA), Luz Ribeiro (SP) e Aiace (SP)

- 20h: Show/live do cantor Gerônimo

DIA 13 (domingo)

- 9h: Espetáculo literomusical infantil "Tapetes contadores de histórias"(SP)

- 10h: Contação de história, com Rafahel Ramos (BA)

- 11h: Espetáculo  infantil "Canastra Real"(SP)

- 12h: "Rota gastronômica": apresentação do vídeo com receita preparada pelo Restaurante Senac

- 12h30: Exposição "Rota das Artes no Pelourinho"

- 13h: Sessão de contação de histórias, com Dona Cici(RJ)

- 13h30: Oficinas do CFA

- 14h: Show da Banda Agentes do Metrô (apresentação gravada)(BA)

- 15h: Sessão de contação de histórias, com Mabel Veloso  (BA)

- 16h: Mesa 11: Roda de conversa - "Tradições tecidas em redes de ontem e de hoje", com Karine Santos (Wakanda)(BA) e Cleidiana Ramos(BA)

- 17h: Sessão de contação de histórias para jovens e adultos, com Augusto Pessoa

- 18h: Mesa 12: "Poesia épica dos Brasis: o longo fôlego na contemporaneidade", com Cida Pedrosa(CE) e Mailson Furtado(PE). Mediador: José Inácio Vieira de Melo(BA)

- 19h: Encerramento show/live do grupo Olodum