Entretenimento

FLIPELÔ : Inscrições abertas para oficinas e rodas de conversa

As inscrições para as atividades formativas são realizadas, gratuitamente, pela plataforma Sympla, no link: www.sympla.com.br/flipelo

Além das mesas redondas e painéis de debates, a 4ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) – que será realizada totalmente on-line, com transmissão pelo canal www.youtube.com/flipelo – contará com atividades formativas em formato de oficinas e rodas de conversas, que serão realizadas pela plataforma Zoom.

Do dia 7 a 11/12, escritor e editor Thiago Tizzot (PR) vai ministrar a oficina de criação literária O Poder da Fantasia, mas o Trivial Também Cria, sempre das 14h às 16h. Serão disponibilizadas 30 vagas, para pessoas com idade mínima de 12 anos.  

O escritor Augusto Pessoa (RJ) ministrará a oficina Noções de Narração de História, nos dias 11 e 12/12, das 10h às 12h. Serão disponibilizadas 30 vagas, para pessoas com idade mínima de 18 anos.

Já escritor e poeta Sandro Sussuarana (BA) vai ministrar a oficina Como Criar Saraus nas Quebradas?!, nos dias 11 e 12/12, das 10h às 12h. Serão disponibilizadas 30 vagas, para pessoas com idade mínima de 12 anos.

Fechando a programação, a professora e doutora em Letras pela Universidade da Bahia (Ufba) Rosinês Duarte vai realizar três rodas de conversas, onde passeia pelo universo literário de escritoras e escritores brasileiros. No dia 11, das 15h às 17h, acontece a roda de conversa Leituras de Antônio Torres: Vem Conversar!. No dia 12, das 15h às 17h, a roda de conversa será o escritor Luiz Gama. Já no dia 13, das 15h às 17h, os participantes irão conversar sobre a escritora Cecília Meirelles. Serão disponibilizadas 15 vagas para cada roda de conversa, para pessoas com idade mínima de 15 anos.

As inscrições para as atividades formativas são realizadas, gratuitamente, pela plataforma Sympla, no link: www.sympla.com.br/flipelo.

Sobre os ministrantes

THIAGO TIZZOT é escritor, editor e livreiro. É apaixonado por livros de fantasia e J.R.R Tolkien. É autor dos livros Três viajantes, de 2014, A ira dos dragões, de 2009, e Segredo da guerra, de 2005. Comanda também a livraria e editora Arte & Letra, em Curitiba (PR).

AUGUSTO PESSOA é contador de histórias, ator, cenógrafo, figurinista, arte educador, dramaturgo e escritor. Bacharelado em Artes Cênicas (habilitação em Interpretação e Habilitação em Cenografia) pela UNI-RIO. Tem vários livros publicados entre ficção e publicações acadêmicas. Ministra oficinas e cursos de formação de leitores e contadores de histórias desde 1993.

SANDRO SUSSUARANA é escritor, poeta, articulador cultural e idealizador de um dos maiores movimentos poéticos e periféricos da Bahia, o Sarau da Onça. Ministra oficina de curta duração, convidando os participantes a desfrutar da fascinante, e corajosa, arte de promover ações literárias nas quebradas, mobilizando jovens e experientes poetas, que fazem da palavra poética falada instrumento de defesa e ataque.

ROSINÊS DUARTE é mulher negra, mãe de Davi e Eva. Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia/Universidad Compluetense de Madrid. É professora de Filologia da UFBA e coordenadora do Grupo de Pesquisa FILEN (Filologia das Letras Negras), atuando em temas como: processo de produção, transmissão e circulação de textos de mulheres negras; escrita negrofeminina e filologia e ensino.

Esta Edição Especial da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2020, é uma correalização do Sesc com a Fundação Casa de Jorge Amado e tem produção da Sole Produções. Tem patrocínio do Itaú Social, bnb, Governo federal, apoio da ITS Brasil, Rede Bahia, Prefeitura de Salvador, Governo do Estado, do Shopping da Bahia e da Academia de Letras da Bahia.

Acompanhe a FLIPELÔ nas redes sociais para ficar por dentro de todos os detalhes da programação.

www.flipelo.org.br