Música

Procura por aulas de música cresce 69% no Brasil, aponta GetNinjas

Levantamento realizado pelo app descobre que maior interesse dos brasileiros está nas aulas de canto, violão, teclado e violino

A segunda quinzena de novembro tem um gosto especial para os amantes da música, pois é comemorada a semana musical, que vai até o dia 22, que é marcado pelo dia do músico.

O público de apreciadores dos mais diversos tipos de música tem se intensificado nos últimos meses aqui no Brasil, como aponta o levantamento realizado pelo GetNinjas, maior app de contratação de serviços da América Latina. De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 69% na procura por aulas de música entre março e outubro deste ano, somando mais de 15 mil pedidos nos últimos meses.

"Percebemos ao longo desses últimos meses que as pessoas estão aproveitando mais o tempo em casa para retomar atividades que, com a rotina antes da pandemia, ficaram de lado, ou até mesmo iniciar novas atividades que sempre tiveram vontade, como aprender um novo instrumento musical", comenta Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Ainda de acordo com o levantamento, as aulas de música mais procuradas no app, são: canto, violão, teclado e piano. De acordo com Luiz Camilo, professor de música em São Paulo cadastrado no GetNinjas, o crescimento na demanda de aulas online nos últimos meses impulsionou o desenvolvimento do seu empreendimento, um espaço musical.

Do ponto de vista dos alunos do Luiz, o ensino EAD também está sendo proveitoso; Jéssica Melo, por exemplo, começou a aprender teclado em maio e mesmo que haja opção, a administradora não pretende se adaptar para a modalidade presencial.

Panorama da demanda por aulas

Desde o início de março, o GetNinjas tem monitorado os impactos da Covid-19 no setor de serviços. Apesar da demanda por aulas de música ter registrado esse aumento, a categoria Aulas - que abrange outras modalidades, como aulas de idioma, dança, meditação, entre outros - foi afetada pela crise entre março e abril deste ano.

A categoria teve uma queda de 15,86%, entre os dias 24 a 30 de maio, em comparação com os dias 8 a 14 de março. A queda máxima foi de 36%, entre os dias 19 a 25 de abril, em comparação com o mesmo período do mês anterior.

Para instruir os profissionais cadastrados que ainda não estão acostumados com o formato de prestação online, o aplicativo criou também um guia para serviços remotos com diversas dicas e orientações de como realizar o serviço online, como facilitar o pagamento e, ainda, como proceder e negociar com o cliente caso seja imprescindível uma visita presencial, garantindo a segurança do profissional e do contratante.

O levantamento é baseado nos mais de 500 tipos de serviços que são oferecidos por mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados no app. A categoria Aulas do aplicativo oferece diversos tipos de disciplinas e atividades que vão desde aulas de idioma, como inglês, espanhol ou mandarim, como aulas de laboral, yoga, RPG, dança, entre outros. Todas as aulas podem ser contratadas de forma remota, por meio do site Tudo GetNinjas. Desde o início de março, o GetNinjas dobrou a oferta de serviços online.

Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota.

A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 4.5 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados.

A startup também é membro da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), além de integrar sua solução em parceria com grandes marcas, como Saint-Gobain, Pão de Açúcar, SENAI, Vivo Empresas, Cielo Pay, entre outros. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO - à frente das operações.