Moda

Rider lança Programa Rider R4 e uma linha de calçados de menor impacto ambiental da história da marca

E reúne profissionais engajados com a sustentabilidade para recriar o futuro

Foto: Divulgação
Moda
Russo PassaPusso é um dos Fazedores do Futuro

Pensando em como recriar o futuro e evoluir em frentes de sustentabilidade, a Rider lançou o Programa RIDER R4, que inclui uma coleção com quatro produtos ícones recriados a partir da produção de menor impacto ambiental da história da marca e pautada nos 4Rs - Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recriar o futuro, originado a partir da ideia de que é possível fazer algo novo através do design sustentável.

"Para criar de novo ou ter uma nova versão do que já existe, precisamos mergulhar nos nossos processos e nos reinventar. Ou seja, inovar. "O design sustentável foi nossa mola propulsora para o início do Programa Rider R4, desde o processo produtivo até as conexões colaborativas", afirma o gerente de Marca e Comunicação da Rider, Alexandre Reis.

Gustavo Silvestre (foto)

Como forma de ampliar ainda mais o impacto do Programa RIDER R4, a ação conta com uma rede de Fazedores do Futuro que atua somando forças rumo ao novo futuro possível. São protagonistas nos seus segmentos e que se relacionam com conceitos e atributos do Programa RIDER R4, divididos em categorias:

• Produto Vegano: Gustavo Silvestre (@silvestregustavo) - Pernambucano viciado em crochê, Gustavo exibe peças feitas de uma maneira totalmente artesanal, vegana e sustentável, reaproveitando materiais como lona de caminhão, garrafas PET recicladas, retalhos de tecidos e tinturaria natural.

Além de roupas, o pernambucano também cria acessórios com pedraria e linha. "Fazedor do futuro é quem está atuando no presente. Não existe um futuro se a gente não estiver atuando aqui e agora", diz o artista.

• Design Sustentável: Lara Azevedo (@laraazevedo) - A jovem está à frente do Brazil Immersive Fashion Week - BRIFW.

O ambiente online multicanal foi pensado para a interação entre designers, marcas e consumidores por meio de uma narrativa imersiva. A plataforma pretende reúne uma rede de jovens criadores, profissionais experientes e grandes empresas interessadas em construir oportunidades inéditas a partir dos impactos radicais que vivemos hoje.

"Hoje eu tenho um olhar muito aguçado para entender moda, e, moda muito neste contexto de comportamento", explica Lara.

• Produção Ecoeficiente: Lucas Veríssimo (@lucas.verissimo) - Designer por trás da brincalhona, responsável e criativa Welcome to Singapura. Uma marca jovem e descontraída que apresenta diversas reflexões sobre as nossas respectivas realidades e impacto ambiental. "O espírito do nosso tempo pede ecoeficiência, pede desenvolvimento sustentável. A ecoeficiência é como a gente consegue produzir mais, com menos e gerando menos resíduos. Pra sobreviver a gente precisa ser ecoeficiente", conta Lucas.

• Valorização de Respeito às Pessoas: Ronaldo Silvestre (@ronaldosilvestre.iti) - estilista que preside o Instituto de Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), uma organização não governamental ativa desde 2009 e que atende um grupo de maioria feminina com trajetórias de vida semelhantes. Cumprindo o ideal da sustentabilidade, a maior parte da matéria-prima usada nas aulas do Instituto ITI é doada. "Tenho orgulho de ser brasileiro, mas também de consumir o que é feito no Brasil", conta Silvestre.

Os Fazedores do Futuro trocaram uma ideia com Russo PassaPusso, cantor e compositor baiano à frente do BaianaSystem. Atualmente ele é um dos nomes mais importantes da música feita no estado. Nos vídeos, que serão disponibilizados no site do Programa RIDER R4, eles trocaram ideias sobre a parceria com a Rider e contaram como o trabalho que desenvolvem está contribuindo para esse novo futuro.

Os vídeos com as entrevistas estão disponíveis no link: rider.com.br/recriar

Conheça os novos calçados da coleção Rider R4:

RIDER R4 - O Rider R4 é a evolução do clássico R1, mas agora recriado a partir de um impacto ambiental ainda menor. Essa versão é feita com 81% de material reciclado e, após sua vida útil, é 100% reciclável.

RIDER R4 SLIDE - Recriado a partir o clássico modelo slide da marca, o Rider R4 Slide é fabricado com 82% de material reciclado em nossas fábricas e é 100% reciclável após o uso.

RIDER R4 FREE PAPETE - Perfeita para todos os estilos e momentos, a Papete Rider Free foi repensada para diminuir seu impacto ambiental. Seus materiais possuem 21% do carbono de fonte renovável. E seu solado é composto por 30% de material reciclado. Sem falar nas tiras, que são feitas de tecido produzido a partir de garrafas PET recicladas.

RIDER R4 NEXT - A renomada Papete RNext em sua versão mais eco-friendly. Além das tiras em tecido feitas a partir de garradas PET recicladas, a confortável palmilha é produzida com material biobased, ou seja, contém 64% de carbono de fonte renovável.

Todos os produtos Rider R4, depois de muito usados, poderão ser descartados em pontos de coleta seletiva ou nos mais de 300 clubes da Melissa, marca irmã da Rider, espalhados pelo Brasil.

Sobre o Programa Rider R4

Com o objetivo de evoluir constantemente na representatividade da Rider nas dimensões da Sustentabilidade, o Programa Rider R4 está embasado em quatro pilares: Econômico, para dar acesso a produtos de menor impacto ambiental; Ambiental, em busca da evolução constante nas operações ecoeficientes e produtos de menor impacto ambiental; Social, com a valorização e respeito as pessoas; e Cultural para incentivar a diversidade cultural por meio da colaboração e criatividade. Saiba mais sobre o Programa Rider R4 no site: https://www.rider.com.br/r4