Brasil / Cinema

Documentário de Bárbara Paz sobre Babenco estreia 26 de novembro

O filme já foi selecionado para mais de 20 festivais internacionais

Divulgação

O documentário traça um paralelo entre a arte e a doença de Babenco.

BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, de Bárbara Paz, estreia dia 26 de novembro nos cinemas.  O documentário traça um paralelo entre a arte e a doença de Babenco.

O filme revela medos e ansiedades, mas também  memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e a fragilidade fi?sica que marcou sua vida.  "Depois viajar o mundo chegou hora de apresentar nosso Babenco para o Brasil. Um filme de amor ao cinema, de um homem que amou a vida acima de tudo”, comenta a diretora. 

Para o produtor associado Willem Dafoe esse filme tem as características de Hector: “seu pensamento, seu personagem e sua obra. Uma meditação poética, um poema de amor para ele, para a vida, para a morte e para o cinema”.  

A filha de Hector e produtora Myra Babenco afirma que "com esse filme, podemos tornar meu pai eterno e honrar o seu trabalho".

"Bárbara Paz compartilhou intimamente este homem visionário, autêntico e precursor que através da sua arte, do seu olhar único, expôs questões humanas e fez diferença no mundo", disse. 

"A relação que tivemos com o Hector sempre foi importante, de muita admiração e respeito. Mas o que mais nos chamou atenção no documentário foi a qualidade e o talento da diretora Bárbara Paz. A visão dela sobre o filme, como artista e realizadora cinematográfica foi surpreendente. É um prazer e um orgulho poder participar desse filme ao lado da Bárbara, da Myra e de todos que colaboraram nesse lindo processo em homenagem ao maior cineasta que o Brasil já teve", comenta o coprodutor Fabiano Gullane.  

O filme já foi selecionado para mais de 20 festivais internacionais e estreou mundialmente no Festival de Veneza de 2019, recebendo o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Venice Classics e o prêmio Bisato D’Oro 2019 (Prêmio Paralelo ao 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza dado pela crítica Independente).

No início do ano o filme conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Festival internacional de Cinema de Mumbai, na Índia. O filme também já foi selecionado para o festival do Cairo, Festival de Havana, Festival de Mar del Plata, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival do Rio, Mostra de Tiradentes, Festival de Aruanda, FIDBA (Festival Internacional de Cinema Documental), na Argentina,Baltic Sea Docs, na Letônia e para o Mill Valley Film Festival, nos Estados Unidos. 

O documentário é uma produção HB Filmes e produzido por Bárbara Paz. A coprodução é da Gullane (pelos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane), Ava Filmes, Lusco Fusco, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil. No Brasil a distribuição é da Imovision. 

Site do filme: http://babencotellmewhenidie.com/ 

Fepa

Bárbara Paz é atriz, diretora e produtora.

Que é a diretora Bárbara Paz - Ba´rbara Paz e´ atriz, diretora e produtora. Brasileira, se formou pela Escola de Teatro Macunai´ma e pelo Centro de Pesquisa Teatral CPT de Antunes filho e atualmente faz parte do grupo 'TAPA'.

No teatro, trabalhou em mais de 25 pec¸as, protagonizando espeta´culos de Oscar Wilde a Tennessee Williams. Em 2013, pela sua trajeto´ria como atriz, recebeu do Ministe´rio da Cultura a Medalha Cavaleiro 2013, Honra ao Me´rito Cultural do Ministe´rio da Cultura. Ba´rbara, que tambe´m e´ contratada da TV Globo, onde participou de diversas se´ries e novelas.

Apresenta o programa A Arte do Encontro, no Canal Brasil, onde conversa com grandes nomes do cena´rio arti´stico brasileiro. 

No cinema, como atriz participou de va´rios longas e curtas-metragens incluindo Meu amigo Hindu, u´ltimo filme de Hector Babenco ao lado de Willem Dafoe,

Como diretora adentrou o universo dos curtas-metragens, produzindo e dirigindo programas e filmes. O Documentário “Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” é seu primeiro longa-metragem. 
 

 

 

FICHA TÉCNICA: 

Direção: Bárbara Paz 

Elenco: Hector Babenco, Willem Dafoe, Bárbara Paz 

Roteiro: Maria Camargo, Bárbara Paz 

Direção de fotografia: Stefan Ciupek, Carolina Costa, Bárbara Paz 

Montagem: Cao Guimarães e Bárbara Paz 

Consultoria de montagem: Yael Bitton e Karen Harley 

Supervisão de Edição de Som: Miriam Biderman, ABC ; Rodrigo Ferrante 

Trilha Sonora Original: O Grivo 

Produtor associado: Willem Dafoe e Petra Costa 

Produção: HB Filmes 

Coprodução: Gullane e Ava Filmes, Lusco Fusco, Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil 

Produzido por: Bárbara Paz 

Coproduzido por: Caio Gullane e Fabiano Gullane 

Produtora: HB Filmes - Myra  Babenco 

Distribuição Brasil: Imovision