Esportes

Ceni é o novo técnico do Flamengo

Treinador assinou contrato com até dezembro de 2021

Foto: Leonardo Moreira/CRF
Rogério Ceni assinou com o Rubro-Negro carioca

Rogério Ceni é o novo técnico do Flamengo. Ele chega para o lugar do espanhol Domènec Torrent. Ceni desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira e assinou contrato com o Mais Querido até dezembro de 2021.

Ele decidiu que, ao menos inicialmente, vai morar no Ninho do Urubu, para se ambientar ao novo clube. No Cruzeiro, o treinador ficou 21 dias morando no CT Toca da Raposa. Nesse período, saiu uma única noite para jantar em um restaurante. 

Ceni comandará o treino do Flamengo nesta terça-feira (10 de novembro), às 16h, já visando a partida desta quarta-feira (11) no Maracanã, às 21h30, contra o São Paulo, pela Copa do Brasil. 

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, lamentou a forma a qual a negociação foi conduzida e criticou a postura dos dirigentes do Flamengo. De acordo com Paz, os rubro-negros agiram da mesma forma que o Benfica quando tirou Jorge Jesus do clube carioca. "O Flamengo fez com o Fortaleza o mesmo que reclamou de o Benfica ter feito com ele no caso do Jorge Jesus. O Rodolfo Landim, o Bruno Spindel, todos têm meu telefone e bastava fazer uma ligação", disse.

Paz lembrou uma entrevista concedida por Rogério Ceni no dia 12 de outubro ao programa ‘Bem, amigos’, na qual deu a palavra de que permaneceria no Fortaleza.

"Sou muito agradecido ao Fortaleza. O torcedor fica triste, mas acho que compreende o tamanho do desafio. Difícil recusar o Flamengo pela grandeza, estrutura, jogadores que têm aqui", disse Ceni, que em 2019 deixou o time cearense e foi para o Cruzeiro, onde ficou por apenas oito jogos, retornando para o Fortaleza.

Em 2020, Rogério Ceni chegou ao quarto título com o Fortaleza: Série B do Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste e o bicampeonato do Cearense. O técnico sai após 153 jogos, com 81 vitórias, 33 empates e 39 derrotas.

Sobre sua passagem pelo Cruzeiro, considerou "momentos distintos", destacando que "o Flamengo vive um dos melhores momentos da história".

E a respeito dos dois principais goleiros do Flamengo: ""O Diego Alves merece todo respeito pela história que construiu. O Hugo surge com muito potencial e tem tudo para ser o futuro do Flamengo e da Seleção".

Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, "com o máximo de atacantes possível". Na entrevista coletiva que concedeu nesta terça-feira (10) à tarde, pouco antes de comandar a primeira atividade no Ninho do Urubu, o treinador enalteceu o elenco que terá à disposição para trabalhar.

"O que importa é que os atletas se sintam à vontade. A longo prazo, temos que seguir o estilo do Flamengo, que é de um time ofensivo, que marca à frente e gosta da posse de bola. Se tenho bons jogadores em uma mesma posição, tenho de encontrar um jeito de colocá-los para jogar. O problema é que aqui tem muitos bons em várias posições, então alguém acaba ficando fora. Você pode usar o [Giorgian De] Arrascaeta e o Everton [Ribeiro] pelos lados. Pode usar Bruno [Henrique], Gabriel [Barbosa, o Gabigol] na frente. Ainda tem Vitinho, Pedro, Pedro Rocha, Michael. Essa [ataque] é a área que mais gosto de mexer, pois libera a criatividade. Além de um meio-campo que tem Gerson, [Thiago] Maia, [William] Arão e outros tantos jovens da base", descreveu Ceni.

Se no ataque sobram opções, a defesa tem sido uma dor de cabeça no Flamengo. O time carioca sofreu 29 gols em 20 partidas pela Série A do Campeonato Brasileiro - oito apenas nas duas últimas partidas do torneio, nas derrotas por 4 a 1 para o São Paulo e 4 a 0 para o Atlético-MG. Somente o Goiás, que é o último colocado, foi mais vazado que o Rubro-Negro, que ocupa o terceiro lugar.

"Só amanhã [quarta-feira, dia 11] é que vamos poder responder, mas acho que erro defensivo é fruto de [erros de] sistema de jogo. A crítica existe a um determinado jogador ou outro, principalmente zagueiros, goleiros, enfim. Quando se tem um número elevado de gols sofridos, temos que tentar ajustar, com a colaboração de todos. Aqui a gente vem para gerar ideias e colocar situações para os atletas. São eles que vão resolver dentro de campo", avaliou o técnico, já projetando a possível estreia no comando do Rubro-Negro, diante do São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil.