Cinema

Filmado em Salvador, doc Sem Descanso estreia dia 5, em circuito nacional

Filme relata história real que expõe a atual violência policial

Sem Descanso, (Restless), do diretor Bernard Attal, será lançado em circuito nacional, dia 5 de novembro, nas salas de cinema. O filme relata uma história real, que expõe a atual violência policial, e mostra através de fatos a urgência deste tema ser debatido pela sociedade brasileira.

Sem Descanso já participou em 18 festivais em todo mundo, inclusive na Competição Principal da Première Brasil do Festival do Rio 2019, e venceu quatro prémios: Melhor documentário no Black Montreal International Film Festival;  Melhor documentário no Fenavid Santa Cruz da Bolívia; Melhor longa no Araial Cinefest; Menção de excelência no Impact Doc Awards; Prêmio Vertentes de Cinema de Melhor Documentário do Festival do Rio 2019. O documentário foi produzido pela Santa Luzia Filmes e tem distribuição da Livres Filmes.

O documentário mostra como Geovane, um jovem morador da suburbana de Salvador, Brasil, foi levado, em 2014, por uma viatura da Policia Militar em pleno dia. Depois de uma investigação conduzida pelo próprio pai e pelo jornal local, o corpo foi encontrado esquartejado e sete policias foram indiciados. A polícia brasileira é uma das mais violentas no mundo. As vítimas são principalmente os jovens negros da periferia das cidades. 

Os casos são raramente elucidados e as famílias ficam na ignorância do destino dos seus filhos. Mas o pai de Geovane se recusou a descansar até descobrir o paradeiro do seu filho. A narrativa, de caráter investigativo, costura a trama e a procura das raízes históricas e sociológicas da violência policial. O documentário traz ainda um paralelo entre a situação da violência policial no Brasil e o movimento Black Lives Matter nos EUA. 

Nas palavras do diretor Bernard Attal, “a violência policial no Brasil alcançou tal nível que se pode falar hoje de um verdadeiro genocídio contra a juventude negra das periferias das cidades.  A culpa é da sociedade toda, não somente da policia, mas também dos governantes, do judiciário e da população em geral que tolera tal violência.”

 

Participações em festivais - Sem Descanso (Restless)

Thessalonik Documentary Film Festival: seleção oficial (Grécia)

Black Montreal International Film Festival: Melhor Documentário (Canadá)

Saint Louis International Film Festival (EUA)

Fenavid International Film Fest (Bolivia): Prémio Signis Melhor Documentário

Yale Latino Film Festival (EUA)

Agenda Brasil (Itália)

Festival do Nuevo Cinema de Havana (Cuba)

Festival Altantidocs (Uruguai)

Competição Principal da Première Brasil do Festival do Rio 2019 (Brasil)

Toronto Black Film Festival (Canadá)

Halifax Black Film Festival (Canadá)

Festival Au Cinéma Pour Les Droits Humains (França)

Araial Cinefest: Melhor longa metragem (Brasil)

Panorama Internacional de Cinema

Impact Doc Awards: menção de excelência (EUA)

San Francisco Black Film Festival

Festival de Cinema Brasileiro de NY 

Festival de Cinema Brasileiro de Miami 

Festival International de Cottonou no Benin dez 2020

 

Sem Descanso (Restless) - Documentário: 2019, 78 min

Idiomas: Português e Inglês

Não recomendado para menores de 14 anos

 

Ficha Técnica

Direção: Bernard Attal

Roteiro: Bernard Attal, Fabiola Aquino

Produção Executiva: Gel Santana e Fabiola Aquino

Direção de Fotografia: Matheus Rocha

Montagem: Marcos Lé

Direção de arte: Carol Tanajura

Música: Silvain Vanot

Desenho de som: Pedro Garcia e Eduardo Ayrosa

Sinopse:

Geovane, um jovem negro morador da periferia de Salvador (BA), foi levado por uma viatura da polícia militar em pleno dia e nunca mais visto. Apoiado pelo jornal local, seu pai conduziu as investigações e não descansou até descobrir o paradeiro do filho. 

Bio do diretor

Bernard Attal estudou cinema na New School de Nova Iorque. Ele mora no Brasil desde 2005.  Ele dirigiu três curtas-metragens (29 Polegadas, Ilha do Rato e Passeio de Bicicleta) e um documentário para a televisão pública brasileira, Os Magníficos. Todos esses filmes participaram e foram premiados em festivais ao redor do mundo, inclusive Palm Springs, Chicago, London-BFI, Clermont-Ferrand. Seu primeiro longa-metragem de ficção, A Coleção Invisível, adaptado de uma novela de Stefan Zweig, foi lançado nas salas comerciais em 2013, recebeu quinze prémios no circuito internacional dos festivais (Nashville, Bogotá, Lisboa, Gramado, Paris) e foi licenciado para vários canais como HBO, Telecine, Canal Brasil, e In-flight Entertainment. Em 2017, Bernard finalizou uma comedia para televisão, “A Finada Mãe da Madame” e em 2018, um curta metragem ("DELA") que abriu o encontro dos BRICS no Durban Internacional Film Festival para o centenário do nascimento de Nelson Mandela.