Televisão

TV Brasil exibe especial em homenagem aos 80 anos de Pelé

Confira mais da programação

Foto: TV Brasil
TV
10x10 os donos da camisa Pelé

Em homenagem ao “Rei do Futebol”, a TV Brasil exibe no domingo (25), a partir das 10h, as duas partes do especial “10 x 10 – Pelé, Jogai por Nós”. Maior atleta do século XX, o craque Pelé celebra seus 80 anos de vida no dia 23 de outubro.

Maior jogador de todos os tempos, com mais de mil gols na carreira, Pelé foi o criador do mito da camisa 10. Associado à genialidade no futebol, o craque eternizou a 10 com o uniforme do Santos e com a Amarelinha da seleção brasileira.

Pelé conta como tudo começou, desde a Copa do Mundo de 1958, quando por uma ação do destino a camisa 10 foi designada ao jovem jogador, de apenas 17 anos. O primeiro título brasileiro mundial associou definitivamente o número 10 ao talento do jovem.

O episódio tem a participação de Chico, ex-cinegrafista do Canal 100, que relembra momentos gloriosos do Rei do Futebol em torno da camisa 10. As jogadas magistrais de Pelé foram registradas para a eternidade.

Além de toda a magia em volta das cenas de Pelé e a dramaturgia ficcional de Dorival, convidados comentam momentos em campo de um certo camisa 7 que poderia ter sido 10 e também coroado rei do futebol: Mané Garrincha. Com o uniforme alvinegro do Botafogo e a Amarelinha da seleção, o “anjo das pernas tortas” era inalcançável nos gramados.

Além das gravações históricas desses atletas em campo, o especial traz entrevistas com jogadores e depoimentos de jornalistas, técnicos, companheiros de time e seleção. São convidados que fizeram parte da trajetória esportiva do homenageado.

Entrevistas com os eternos astros complementam o material de acervo cinematográfico do Canal 100. As gravações foram realizadas em locações relacionadas ao esporte, como o Museu do Futebol, em São Paulo.

Realização da Ovo Em Pé, o documentário relembra a genialidade de um dos maiores atletas de todos os tempos. "10 x 10 – Pelé, Jogai por Nós” é uma justa homenagem ao brasileiro humilde que driblou o mundo e, por meio de jogadas incríveis, foi eternizado nos estádios do Brasil e do mundo.

“10 x 10 – Pelé, Jogai por Nós”

Domingo, 25 de outubro, às 10h, na TV Brasil.

 

Litoral norte do Rio Grande do Sul em imagens aéreas inéditas

O Brasil Visto de Cima inédito que a TV Brasil exibe no domingo (25), às 18h, sobrevoa a costa norte do Rio Grande do Sul, onde registra imagens aéreas da natureza local, com destaque para as formações rochosas à beira-mar, além das áreas urbanas de Passo Fundo e Torres.

O documentário começa com um giro sobre Passo Fundo, maior cidade do norte gaúcho. Lá, revela as belezas da Reserva de Maragato e os belos bosques de araucária. Mostra o mosaico de cores composto por lavouras, praças, parques industriais e monumentos.

O episódio destaca ainda as cidades de Marau e Erechim, que são um retrato da mistura de culturas característica do norte do Rio Grande do Sul, herança de colonização italiana, alemã, russa e polonesa.

Com uma nova forma de mostrar o país, por meio de imagens feitas de helicópteros e drones, o Brasil Visto de Cima traz novas perspectivas e reflexões sobre os encantos, curiosidades e contradições de um país imenso e cheio de surpresas. O programa, dirigido por Andre Baseggio, visita lugares famosos, considerados cartões postais, bem como locais ainda desconhecidos pela maioria dos brasileiros.

A série vai ao ar de segunda a sexta, às 20h, e no domingo, às 18h. A TV Brasil exibe a quarta de cinco temporadas inéditas em sinal aberto, um total de 135 episódios, cada um com 21 minutos.

Brasil Visto de Cima: Litoral norte do Rio Grande do Sul

Inédito

Domingo, 25 de outubro, às 18h, na TV Brasil.

 

TV Brasil revela a cultura e a beleza de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu (PR) é o destino do episódio inédito de Meu Pedaço do Brasil no domingo, dia 25. A produção da TV Brasil, que vai ao ar às 18h30, apresenta os principais pontos turísticos da região sob o olhar de um habitante local.

A viagem começa no Parque Nacional do Iguaçu, casa das Cataratas, uma das sete maravilhas naturais do mundo. No parque, além de visitar as corredeiras, a equipe do programa faz um passeio de barco pelo rio e chega bem perto da Garganta do Diabo, mais famosa queda d'água da região.

Nas proximidades, o Parque das Aves é um refúgio de mata nativa e serve de abrigo para diversas aves típicas da Mata Atlântica, muitas ameaçadas de extinção. No passeio, o turista pode circular dentro dos viveiros e observar os pássaros voando a seu redor.

Segunda maior usina hidrelétrica do mundo, Itaipu Binacional tem um circuito turístico próprio, que inclui vista panorâmica da enorme barragem. Outro roteiro convida o visitante a ver as turbinas de perto. A usina conta com também com o EcoMuseu, dedicado à história natural da região.

Meu Pedaço do Brasil apresenta ainda os aspectos multiculturais de Foz, representados pelo Marco das Três Froteiras e pela Mesquita Omar Ibn Al-Khatab.

Com 13 episódios de 26 minutos, Meu Pedaço do Brasil visita cidades turísticas do país e revela suas atrações pelo olhar de moradores e guias locais. No roteiro estão cidades históricas, metrópoles cosmopolitas e regiões com natureza diversa e, muitas vezes, intocada.

No ar aos domingos, às 18h30, o programa é reapresentado na madrugada de domingo para segunda-feira, à 1h. As viagens anteriores podem ser acessadas no site tvbrasil.ebc.com.br/meupedacodobrasil, no canal de YouTube da emissora (youtube.com/tvbrasil), pelo aplicativo EBC Play ou no site play.ebc.com.br.

Meu Pedaço do Brasil – Foz do Iguaçu

Inédito

Domingo, 25 de outubro, às 18h30, na TV Brasil.

 

Retratos da Dança apresenta o trabalho da bailarina Thembi Rosa

Isolamento social e necessidade de contato são expressos por movimentos do corpo, música e vídeo.

O quinto e inédito episódio da série Retratos da Dança traz uma entrevista com a dançarina mineira Thembi Rosa e mostra seu trabalho ao lado do grupo o Grivo, desenvolvido especificamente no período de isolamento social ocasionado pela pandemia. O programa, que vai ao ar na TV Brasil, às 23h30 de domingo, dia 25, faz parte da série "Fora dos Palcos", que mostra o trabalho dos bailarinos no período de quarentena.

Dançarina, professora e doutora em artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, Thembi explora a temática do isolamento social. Ao lado do marido, Marcos Moreira – músico do grupo O Grivo –, a bailarina criou formas de expressar por meio da dança a necessidade de contato humano. Para isso, uniu coreografias a música e videoprodução.

A ideia surgiu a partir das aulas que Thembi Rosa passou a ministrar por videoconferência e a partir dos vídeos que a artista passou a divulgar em suas redes sociais.

A parceria Thembi Rosa & O Grivo começou em 2000. O primeiro trabalho em conjunto foi o projeto de dramaturgia da dança UFMG Excepções, coproduzido pelo Fórum Internacional de Dança (Fid).

Com 16 episódios, Retratos da Dança revela as impressões de artistas que fazem do corpo seu grande espetáculo. Cada edição recebe um artista que ajudou a moldar o cenário mineiro da dança: bailarinos, coreógrafos, performers e intérpretes contam sua vida e demonstram os movimentos que conquistam o mundo.

Ao combinar depoimentos emocionantes com performances incríveis, a série mergulha nos movimentos e histórias dos convidados, como Éden Peretta (Coletivo Anticorpos), Rede Sola de Dança, Cia NósLáEmCasa, Grupo Contemporâneo de Dança Livre, Cib Maia, Júnia Bertolino, Marise Dinis, Dudude Herrmann, Thembi Rosa, Suely Machado e Paola Rettore.

Retratos da Dança – bailarina Thembi Rosa

Inédito 

Domingo, 25 de outubro, às 23h30, na TV Brasil