Televisão

Destaques da Semana na TV Cultura

14 a 20 de setembro

Elas - Dina Sfat

Nesta segunda-feira (14/9), a série Elas vai ao ar com Dina Sfat. Dona de uma interpretação única, a atriz teve sua carreira marcada pelo engajamento político e em defesa dos direitos femininos. Para ela, não havia meio termo, se entregava completamente as suas personagens. Com apresentação de Luciana Vendramini, será exibido às 19h45, na TV Cultura.

Planeta Terra ­- Grandes Migrações da Natureza: zebras

Nesta terça-feira (15/9), vai ao ar último episódio da série Grandes Migrações da Natureza, que mostra por meio da tecnologia de satélite as jornadas migratórias de três espécies de animais selvagens. Na edição, os desafios de sobrevivência de zebras em florestas brutais. É exibido a partir das 20h15, na TV Cultura.

Papo de Mãe - Especial volta às aulas

O Papo de Mãe desta quarta-feira (16/9) vai ao ar com a primeira parte da edição especial de volta às aulas. Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação de Políticas Educacionais da FGV, Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP e o doutor em ciências e biólogo Atila Iamarino falam sobre a polêmica da volta às aulas durante a pandemia do coronavírus. Com apresentação de Mariana Kostcho e Roberta Manreza, vai ao ar a partir das 19h10, na TV Cultura.

Revista do Esporte - Volta da Libertadores

O Revista do Esporte desta quarta-feira (16/9) tem como principal destaque a Copa Libertadores da América. A mais importante competição de clubes de futebol do continente volta a ser disputada na semana do programa, após meses de paralisação pela pandemia. São Paulo, Santos, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio e Athletico-PR são os clubes brasileiros que disputam o torneio. Além disso, o trio de comentaristas do programa, formado por Celso Unzelte, Roberto Rivellino e Arnaldo Ribeiro, comenta a partida entre Corinthians e Bahia pelo Brasileirão. Com apresentação de Vladir Lemos, o jornalístico vai ao ar ao vivo, a partir das 20h45, na TV Cultura .

Doc. Mundo ­- A Grande Arte dos Países Baixos - Devaneios e Pesadelos

Na faixa Doc. Mundo desta quinta-feira (17/9), vai ao ar o último episódio da série A Grande Arte dos Países Baixos. Na edição, o crítico Andrew Graham-Dixon mostra como os Países Baixos ressurgiram para se tornarem líderes culturais na era moderna, com artistas como Van Gogh, Mondrian e Magritte. É exibido a partir das 20h15, na TV Cultura.

Os Campeões de Audiência - 1º Episódio

Na quinta-feira (17/9), para celebrar os 70 anos da TV no Brasil, estreia na TV Cultura a série documental inédita Os Campeões de Audiência, produzida pela própria emissora. Com três episódios semanais, a produção dirigida por Henrique Bacana conta com a participação de mais de 70 grandes nomes que fazem parte da história da televisão no país, como Lima Duarte, Tony Ramos, Xuxa, Pedro Bial, Ratinho, Angélica, Tiago Leifert, Rolando Boldrin e muitos outros. "No especial, profissionais de diferentes setores e que são responsáveis por manter essa indústria de informação e entretenimento em atividade, comentam, relembram, analisam e tentam antecipar o próximo capítulo", destaca Henrique Bacana. Vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura.

Cine Brasil - Policarpo Quaresma, Herói do Brasil

Na sexta-feira (18/9), é exibido na faixa Cine Brasil o filme Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, baseado na obra O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. O filme conta a história de um sonhador nacionalista que atua no Congresso e defende, entre outras coisas, o tupi-guarani como idioma oficial do Brasil. Após começar a escrever documentos oficiais em tupi e a ir trabalhar de cocar, é tido como louco e internado em um hospício. Vai ao ar a partir das 23h15, na TV Cultura.

Cultura Livre - Zudizilla

O Cultura Livre deste sábado (19/9) vai ao ar com o rapper Zudizilla. No quadro Canção do Isolamento, o trio As Bahias e a Cozinha Mineira. Enquanto no Clássico da Semana, o álbum Da Lata, lançado em 1995 por Fernanda Abreu. Apresentado por Roberta Martinelli, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Talentos - 6ª Eliminatória

No sábado (19/9), acontece a sexta e última eliminatória do Talentos . Nesta fase, quatro candidatos - Fábio Galvão, Gigi Debei, Aldozza e Yasmin Calbo, todos de São Paulo - serão avaliados pelos jurados Myra Ruiz, Ludmillah Anjos, Thiago Machado e Sara Sarres. Os dois participantes com melhor nota irão avançar diretamente para as semifinais. O terceiro será classificado para a repescagem, enquanto o último estará eliminado. Com apresentação de Jarbas Homem de Mello, a atração vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Doc. Mundo - Predadores Noturnos - A Noite dos Mortos Vivos

No sábado (19/9), será exibido na faixa Doc. Mundo o primeiro episódio da série Predadores Noturnos, que mostra o horror selvagem que os animais enfrentam quando a luz confortante do sol dá espaço para a escuridão mortal. Cada episódio tem o nome de um filme de terror clássico, levando o público ao deserto quente e seco da Arábia e à metrópole da selva na ilha de Java, na Indonésia. A produção destaca monstros que, embora não estejam debaixo de nossas camas ou em nossos armários, estão vagando livremente do lado de fora de nossas janelas, realizando batalhas noturnas até a morte em sua busca interminável por alimentação. A atração vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.
 

Sr. Brasil - Alaíde Costa e Gonzaga Leal

O Sr. Brasil deste domingo (14/9) recebe a cantora Alaíde Costa e o cantor e produtor Gonzaga Leal. Menino D’oiro, Bem-me-quer e Em Tempo são algumas canções interpretadas na edição pelos cantores. Com apresentação de Rolando Boldrin, vai ao ar a partir das 9h, na TV Cultura .

Planeta Terra - Santuário - Histórias de Sobrevivência dos Alpes

Vai ao ar neste domingo (20/9), a segunda parte da série Santuário - Histórias de Sobrevivência dos Alpes. O episódio, exibido às 17h, na TV Cultura, fala sobre os desafios vividos por animais numa cordilheira de pedra com 1300 metros de extensão no coração da Europa.

Persona - Nany People

No domingo (20/9), o Persona homenageia Nany People, uma artista completa que vai muito além das questões de gênero. A partir de sua formação teatral, a carreira de Nany transbordou para os mais variados campos de atuação. Para entrevistá-la, o programa recebe o ator Maurício Machado, parceiro da artista em diversas ocasiões, além de Flávio Queiroz, autor da biografia de Nany, lançada em 2015. Com mediação de Atílio Bari, a entrevista inédita vai ao ar a partir das 21h30, na TV Cultura .

Especial: Um Abraço em Beirute

No domingo (20/9), a TV Cultura e o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro apresentam um programa especial: Um Abraço em Beirute, com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Claudia Leitte, Lenine, Fagner, Frejat, Daniel e Melim. O programa, que terá show, depoimentos e poesias, irá arrecadar doações para vítimas da explosão na capital libanesa. Com apresentação de Adriana Couto, Chris Maksud e Marcelo Tas, o especial com duas horas de duração vai ao ar a partir das 15h, na TV Cultura.