Cidade / Nordeste

Hotelaria em Salvador tem apenas 23,71% de ocupação em agosto

É menos do que o registrado em julho

Foto: LEIAMAISba

Movimento ainda é fraco na hotelaria

A taxa de ocupação dos hotéis abertos em Salvador foi de 23,71% e diária média de R$ 206,76, resultados ficaram ligeiramente abaixo dos verificados em julho, período que apresentou ocupação de 27,27% e diária média de R$ 212,21, indicando que o ritmo de abertura de hotéis foi superior ao ritmo de retomada da demanda por hospedagem.

O número de passageiros no aeroporto de Salvador vem aumentando de forma lenta, porém progressiva. Embora ainda represente uma fração (cerca de 8%) do que foi o movimento de passageiros na mesma época em anos anteriores, esse número passou dos 33 mil em abril, para 40 mil em maio e 56 mil em junho.

A reabertura de novos vôos ganhará maior dinamismo a partir deste mês de setembro com o acréscimo de 35% na oferta de assentos em relação à agosto. Atualmente, a quase totalidade dos passageiros são domésticos. No entanto, com a retomada dos voos da TAP em setembro, da Jetsmart no final de outubro e da Air Europa no início de novembro é possível esperar uma retomada da vinda de passageiros internacionais.

"Diante das restrições de deslocamento, temos percebido uma procura maior por parte do mercado doméstico neste primeiro momento. Entretanto, com a retomada das atividades e de alguns vôos, a tendência é que a partir de setembro o mercado nacional seja ampliado e haja a recuperação do internacional. A taxa de ocupação de 23,71% é ainda insuficiente para pagar os custos, para a maioria dos hotéis. E se considerássemos o conjunto de hotéis da amostra (abertos e fechados) a taxa média de ocupação de agosto seria ainda menor, 10,77%", explica Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia - ABIH-BA.

No 1º semestre de 2020 houve uma redução de 42,42% no movimento de passageiros do aeroporto se comparado ao 1º semestre de 2019, segundo os dados da Vinci Airports. Comparando esse mesmo movimento no período de abril a junho de 2020, com relação ao mesmo período do ano anterior, verifica-se uma redução de 91,36%.

Os números são da Pesquisa Conjuntural de desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia e Brasil.

A partir de abril de 2020, a pesquisa considerou uma base nova de hotéis, contabilizando apenas os abertos. O levantamento é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva.