Música / Palco

'TCA em Casa': confira programação da segunda semana de setembro

Com BTCA e OSBA

Na segunda semana de setembro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue com o seu “TCA em Casa”, programação em ambiente digital. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações.

Um encontro de xarás marca a 12ª edição do projeto “Ficha Técnica”: Larissa Lima, coordenadora de Produção Técnica do Centro Técnico, e Larissa Oliveira, secretária do Gabinete,  conversam em live na página de Instagram do TCA (www.instagram.com/teatrocastroalvesoficial) na segunda-feira, dia 7 de setembro, às 18h. Nesta série, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.

A “Terça da Música” apresenta o pernambucano Amaro Freitas, uma das grandes revelações do jazz brasileiro recente. Em fevereiro deste ano, num dos últimos eventos na Sala do Coro do TCA antes da suspensão das atividades presenciais, ele trouxe a Salvador o primeiro show da turnê nacional de seu mais recente disco, “Rasif”. Rememorando este momento, será exibido vídeo do frevo “Encruzilhada”, gravado em 2017 no Instituto Ricardo Brennand, na terça-feira, 8 de setembro, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). Esta série rememora espetáculos musicais realizados na Sala do Coro do TCA desde sua reabertura, em julho de 2018, em que as terças-feiras ficaram tradicionalmente reservadas a shows de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”.

Na quarta-feira, dia 9, às 19h, o “Conversas Plugadas” convida Virgínia Da Rin. Com 33 anos de experiência e dedicação à criação, gestão e produção de projetos culturais, espetáculos e eventos nas diversas linguagens artísticas, ela conversa com Alice Becker em live na página de Instagram do TCA.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança da Bahia, desde início de maio, tomaram a virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, além de grandes aulões públicos em lives às sextas-feiras, 15h, no Instagram (www.instagram.com/btca.oficial) – nesta semana, de Balé Clássico, com Leonard Henrique e Mirela França. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” mantém sua prática de alongamento semanal – nesta semana, na terça-feira, às 18h30.

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Logo em março, a Orquestra Sinfônica da Bahia lançou a “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos diversos que levam sua música e experiência para a internet. São oportunidades digitais para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo. No dia 10 (quinta-feira), às 19h, tem vídeo “OSBAMIX” com a “Sonata para cordas em Ré maior”, do compositor Carlos Gomes, nas redes sociais da OSBA: Instagram (@orquestrasinfonicadabahia), YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia), Facebook (www.facebook.com/OSBA.TCA) e Twitter (@osba_tca).

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica do TCA, transferidos para o ambiente digital, seguem em andamento, ofertando ensino a distância para pessoas interessadas em adentrar neste mundo. As turmas são: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm duração de três meses, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom.