Artes Visuais / Livros / Televisão

Literatura e artes plásticas são os destaques do Soterópolis

Da TVE Bahia

O Soterópolis desta quinta-feira (3), destaca o novo livro do professor Nelson Maca, que trata sobre conflitos vividos no cotidiano da população negra. O programa exibe também uma reportagem sobre o novo disco do rapper baiano Hiran, além do destaque para a reportagem com a artista plástica Rogéria Maciel, que está trabalhando em um novo projeto de artes visuais e sementes crioulas. A exibição é às 22h, na TVE. 

Da morte violenta retratada de maneira explícita às humilhações nas batidas policiais, na busca por uma internação num hospital ou por um enterro digno. Estas e outras tensões vividas no cotidiano do povo negro de Salvador permeiam os 17 contos de Relatos da Guerra Preta, novo livro do professor e militante Nelson Maca. O conjunto de textos dialoga com a realidade territorial e simbólica da Bahia preta, como o autor define o universo em que seus personagens transitam. 

O Soterópolis vai exibir um bate papo com o rapper baiano Hiran, que lançou a música 'Galinheiro', no primeiro semestre deste ano. A canção faz parte do segundo disco do artista, que tem 25 anos, é homossexual, e tem buscado trazer novas posturas para o gênero musical. O disco com 9 faixas conta com a participação de Tom Veloso. O rapper lançou ainda um clipe com a participação de   Majur, Illy, Dicerqueira, Nininha Problemática, Ed Oladelê e Astralplane. 

Na reportagem com a artista plástica Rogéria Maciel, o telespectador vai conhecer as diversas linguagens utilizadas pela entrevistada, do desenho à escultura, um trabalho que mistura memória, afeto e arte relacional. A equipe do Soterópolis ainda conversou sobre as sementes crioulas, o processo de criação até a montagem das esculturas, entendendo como funciona o processo criativo, que parte do desenho, da plantação até a escultura. 

O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.