Entretenimento

Teatroescola debate arte, educação e sociedade em festival online gratuito

Nomes como Mariene de Castro, Paula Lima, Lincoln Senna, Naiane Terena e Neide Almeida já confirmaram participação

Foto: Divulgação
Mariene de Castro
Nomes como Mariene de Castro, Paula Lima, Lincoln Senna, Naiane Terena e Neide Almeida já confirmaram participação

O Teatroescola realiza entre os dias 9 e 13 de setembro a primeira edição do Festival Educarte: Conexão, Educação e Arte. Realizado no canal do projeto no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCtUP-71Tfsk_Wjsr41QN4hA) e no perfil no Instagram (@teatroescola), o evento gratuito vai reunir artistas e especialistas em temáticas negras, indígenas e de gênero e sexualidade, em uma série de debates na rede. 

Os primeiros nomes confirmados são os das cantoras Mariene de Castro e Paula Lima e do cantor Lincoln Senna, em conversas sobre música. Naine Terena, Doutora em Educação pela PUC/SP e mestre em Arte Contemporânea pela UNB/DF, também vai marcar presença em um debate sobre a questão indígena no Brasil.

A escritora, poeta, educadora e ativista cultural Neide Almeida é outro nome confirmado, em um bate-papo sobre literatura negra e ancestralidade. Ela é socióloga, mestre em Linguística e especialista em Gestão Cultural Contemporânea. A programação completa do festival será divulgada em breve.

A proposta é reunir especialistas e artistas com o objetivo de incentivar o pensamento crítico entre os  alunos e público interessado, explica o diretor do Teatroescola, Nell Araújo: “A ideia do Festival nasceu da vontade de apresentar um conteúdo qualificado para nossos alunos, em um momento em que o isolamento social ainda é necessário e por isso não estamos com aulas presenciais. A ideia cresceu e temos nomes muito importantes no debate cultural e social do país. Estamos estruturando uma programação rica de conteúdo e totalmente gratuita, que será aberta para qualquer um que tenha interesse nos assuntos”.

Coordenador de Eventos e Projetos do Teatroescola, Herbert Gomes destaca que o projeto possibilita a imersão em assuntos atuais no debate público do país, de forma online e com a presença de nomes relevantes da cena artística do Brasil. “A nossa ideia é fomentar a busca do caminho e do conhecimento, apresentando histórias de superação e progresso, além de possibilitar uma semana de imersão no universo da produção cultural utilizando a ferramenta online, respeitando o isolamento social como medida para combate ao coronavírus”, conta.

O evento abre a programação do Laboratório Virtual de Arte e Cultura do Teatroescola, programa que vai disponibilizar cursos formativos nos âmbitos culturais e artísticos a partir de setembro para alunos do projeto com parte das vagas destinadas para público em geral. 

Para mais informações sobre a programação, fique atento ao Instagram @teatroescola.

SOBRE O TEATROESCOLA

O Teatroescola funciona em Salvador e é um projeto de formação artística e cultural que desenvolve uma educação humanística e unificada com estudos específicos sobre arte e cultura, com destaque para a cultura afro-indígena brasileira. É a primeira escola artística desse viés na Bahia, voltada para jovens negros e estudantes de escola pública, com idade entre 14 e 24 anos, de diversas comunidades de Salvador.

O projeto oferece cursos de Teatro, Dança, Fotografia, Produção Cultural e Técnico de palco. Em 2019 passou a fazer parte da grade educacional o curso de Libras Nas Artes, visando formar jovens intérpretes especialmente para área artística. A estrutura educacional ainda conta com componentes inovadores que contribuem para desenvolvimento político e social do estudante. Entre os principais objetivos está o empoderamento juvenil no que tange à própria cultura, história e ao papel sociopolítico. O Teatroescola desafia e prepara esses jovens para exercer a cidadania, ensinando como se estruturam as relações sociais e humanas, a fim de colaborar na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e coletiva.