Cinema

Instituto Cervantes realiza mostra de cinema uruguaio (em Salvador)

Filmes participantes são produções do cinema em espanhol com maior projeção internacional.

Cena do filme "Los Modernos"

O Instituto Cervantes, centro cultural oficial de língua espanhola em Salvador, abre nesta sexta-feira (7 de agosto) a programação da Mostra de Cinema Uruguaio, que conta com a exibição de quatro filmes premiados, que estarão disponíveis no canal do Instituto no YouTube. 

A Mostra é uma realização do Instituto Cervantes em Salvador e outras seis sedes presentes no Brasil, e também das Embaixadas da Espanha e Uruguai, e seus respectivos consulados no país.

Com legendas em inglês e português, serão exibidos os filmes Los Modernos, Una Noche Sin Luna, 3 Millones e Mr. Kaplan. As produções uruguaias ficarão disponíveis – uma por final de semana, durante o mês de agosto, das 15h de cada sexta-feira às 15h do domingo (horário de Brasília).

A Mostra é uma das produções do cinema em espanhol com maior projeção internacional. O objetivo é estimular a promoção e a difusão dos valores culturais do Uruguai no exterior e contribuir para o conhecimento e posicionamento de uma indústria nacional em desenvolvimento.

No canal do YouTube do Instituto Cervantes Salvador também está disponível uma breve apresentação dos membros da Embaixada e Consulados do Uruguai no Brasil como entidades co-organizadoras da atividade.

Anote

Mostra de Cinema Uruguaio - Online
Datas e horário
: 07/08/2020 a 30/08/2020 às 15h
Exibição: YouTube do Instituto Cervantes Salvador (https://bit.ly/31kLrwQ)

Programação

Los Modernos
Exibição: 
7 a 9 de agosto
O filme estará disponível no canal Youtube durante 48h, a partir das 15h [horário de Brasília] do dia 7 de agosto.
Legendas: Português
Direção: Mauro Sarser - Marcela Matta
Gênero: Ficção
Ano: 2016
Duração: 135 min
Classificação: 12 anos

Sinopse: Três casais enfrentam o dilema de ter que escolher entre a paternidade, a realização profissional e a sua liberdade sexual. O estilo de vida, as decisões, a liberdade, o sexo, o amor, continuam sendo temas que nos mobilizam e causam insônia durante a noite. O filme trata esses temas desde uma perspectiva crítica, colocando na balança os parâmetros pelos quais são regidos os valores do mundo contemporâneo.

Uma noite sem lua
Exibição: 
14 a 16 de agosto
O filme estará disponível no canal Youtube durante 48 horas a partir das 15h [horário de Brasília] no dia 14 de agosto.
Legendas: Português
Direção: Germán Tejeira
Gênero: Ficção
Ano: 2015
Duração: 78 minutos

Sinopse: Durante a noite do ano novo, três personagens chegam a um pequeno povoado perdido nos campos uruguaios, onde terão a oportunidade de mudar seu destino. "Uma Noite sem Lua" é um filme sobre o amor, a solidão, as oportunidades e o passar do tempo.

3 milhões
Exibição
: 21 a 23 de agosto
O filme estará visível no canal Youtube durante 48 horas a partir das 15h [horário de Brasília] no dia 21 de agosto.
Legendas: Ingês
Direção: Jaime Roos, Yamandú Roos
Gênero: Documentário
Ano: 2011
Duração: 140 minutos

Sinopse: O popular músico uruguaio Jaime Roos e seu filho Yamandú (renomado fotógrafo holandês) decidem se encontrar na África do Sul para acompanhar e registrar a aventura da equipe "celestial" durante a Copa do Mundo de 2010. A magnífica façanha da equipe liderada pelo Maestro Tabárez nos mostra um grupo humano capaz de entrar na história das Copas do Mundo, não apenas por seu desempenho esportivo, mas também por sua humildade, coragem e rebeldia. Esse feito é capturado no filme com a paixão do futebol e o talento artístico dos Roos.

Sr. Kaplan
Exibição
: 28 a 30 de agosto
O filme estará visível no canal Youtube durante 48 horas a partir das 15 h [horário de Brasília] no dia 28 de agosto.
Legendas: Inglês
Direção: Alvaro Brechner
Gênero: Ficção
Ano: 2014
Duração: 98 minutos

Sinopse: Irritado com a velhice e entediado com sua vida monótona, Kaplan é invadido pela angústia do esquecimento. Uma pousada na praia lhe dará uma última chance de lançar sua vida em uma aventura épica e extraordinária: o proprietário, um veterano alemão, desperta sua suspeita de ser um fugitivo nazista. Disfarçado, Kaplan pede a ajuda de um ex-policial mais leal do que honesto. Juntos, eles se lançam para desmascarar e levar o alemão à justiça, em uma investigação inconsequente e quixotesca.