Música

Cheganças e Marujadas de Saubara têm programação pela internet

A programação virtual será por meio do IG @marujadasaubara

Foto: Reinilson de Rosário/Divulgação
Em sua oitava edição, este ano, as atividades do evento serão virtuais

A Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira realiza desde 2013 o Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, nas ruas da cidade de Saubara. Em sua oitava edição, este ano, as atividades do evento serão virtuais e acontecerão até 8 de agosto.

A programação virtual trará, por meio do instagram @marujadasaubara, lives com 12 mestres de diferentes municípios baianos; além de transmissão da Reverência Marujada de Saubara e apresentação da Embaixada de Caravelas.

Segundo o coordenador do evento, Rosildo do Rosário, apesar do cenário atípico, as Cheganças, Marujadas e Embaixadas continuarão levando todo encanto e valor cultural. “Temos vários desafios, mas a pandemia não irá conter a nossa tradição. Nos adaptaremos e, com todos os cuidados necessários, vamos estar presentes nos lares das pessoas, reforçando e mantendo a nossa arte e a nossa cultura”, disse.

Rosildo conta também que vai aproveitar os encontros para dialogar com os mestres sobre a produção dos documentos para reconhecimento do bem cultural pelo Iphan e a construção de um plano de salvaguarda. “Vamos aproveitar que contaremos com representantes das manifestações de vários municípios e discutir avanços para fortalecer ainda mais a nossa cultura. E para facilitar as deliberações das ações do coletivo, criamos uma rede com os grupos que vem facilitando e agilizando as tomadas de decisões”, completou.

Programação

Dia 4 de agosto
11h – Transmissão da Reverência Marujada de Saubara
18h – Mestra Fiinha (Saubara) e Mestre Lício (Lençóis)
19h – Mestre Santo (Jacobina) e Mestre Joãozinho (Alcobaça)

Dia 7 de agosto
18h – Tapioca (ex-presidente do CEC) e João Carlos (diretor geral do Ipac)
19h – Giselma (Sergipe) e Edson (Alagoas)

Dia 8 de agosto
15h – Transmissão da apresentação da Embaixada de Caravelas
18h – Mestra Bete e Mestre Robson (Arembepe)
19h – Mestre Paulo (Curaçá) e Mestre Zé Roberto (Cairu)