Gastronomia

Gastronomia baiana na série 'Comida Aqui é Mato!, na TVE Bahia

O programa é apresentado pela apresentadora, Mona e pelo chef de cozinha, Alício

A série “Comida Aqui é Mato!” estreia nesta terça-feira (14), às 20h, na TVE e mostra a gastronomia baiana a partir das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) visitando comunidades e conhecendo pratos saborosos e saudáveis em diversos cantos da Bahia numa viagem culinária de descobrimento.

Ancorado pela apresentadora, Mona, e o chef de cozinha, Alício, a obra leva os telespectadores a conhecerem lugares urbanos e rurais, descobrirem plantas e receitas. Cada um dos oito episódios valoriza o ambiente, os insumos, a gastronomia e os personagens locais.

O conteúdo dialoga com as culturas dos territórios a partir das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que não são amplamente comercializadas, mas possuem grande representatividade para alguns povos pelo seu alto valor nutricional, facilidade de cultivo adequado à conservação da biodiversidade, assim como seu potencial gastronômico.

Na maioria dos casos, envolve espécies desconhecidas da maior parte da população, entretanto costumam apresentar grande valor regional, a exemplo da taioba, utilizada historicamente em pratos da culinária baiana, e da palma que é incorporada à culinária na Chapada Diamantina e grande parte do sertão baiano.

A série tem direção de Jonathan Mark Lewis, produção da Mangaba Produções, e é resultado do maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana que captou R$ 20 milhões para obras que serão exibidas na TVE a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O conteúdo poderá ser acompanhado também no www.tve.ba.gov.br/tveonline.