Entretenimento / Tecnologia

Instagram anuncia Reels. Recurso parecido com o TikTok

Usuários do Brasil, França e Alemanha já podem testar a novidade

Foto: Instagram/Divulgação
Recurso terá opções especiais para criadores de conteúdo
Recurso terá opções especiais para criadores de conteúdo

O Instagram anunciou nesta terça-feira (23), a chegada do Reels, um novo editor de vídeo para os stories resultado de testes com o Cenas, que estreou na plataforma no ano passado.

A partir de agora será possível gravar e editar vídeos de 15 segundos, com múltiplos cortes, áudio, efeitos e outros recursos que fazem a novidade parecer bastante com outro editor de vídeos popular. O TikTok.

A proposta do Instagram é exatamente estimular a criação de conteúdos como os vistos no aplicativo rival.

Além do Stories, quem tiver uma conta pública poderá compartilhar o conteúdo no Feed e na aba Explorar, para tentar alcançar uma audiência ainda maior, em uma nova seção, que agregará diferentes conteúdos gravados no formato.

Como criar com Reels

Abra os stories e selecione a opção Reels na parte inferior da câmera do Instagram. Lá estão uma variedade de ferramentas de edição criativa à esquerda da tela que podem ser usadas para criar o conteúdo.

Os vídeos podem ser gravados de diferentes formas: em uma série de trechos (um de cada vez), todos de uma só vez ou usando uploads de vídeo da galeria. Basta segurar o botão de captura e acompanhar o indicador de progresso na parte superior da tela enquanto grava. Para finalizar cada trecho é só parar a gravação.

Para adicionar áudios basta pesquisar uma música na biblioteca de músicas do Instagram ou usar seu próprio áudio original simplesmente gravando com ele.

Este é, inclusive, um ponto que se deve ter cuidado. Recentemente, o Twitch notificou diversos usuários e removeu dezenas de conteúdos por conta de violações de direitos autorais.

Para tentar rever isso, o Instagram vai automaticamente atribuir ao usuário o áudio original, mas as músicas serão apenas da sua plataforma. 

Para os influencers, áudios originais poderão ser reproduzidos pelos seguidores com o recurso "Usar áudio" no Reel. Efeitos de Realidade Aumentada também estarão fazendo parte dos conteúdos, com os já conhecidos filtros da rede podendo ser usados em vários trechos diferentes. 

Entre os recursos anunciados também estão um temporizador e contagem regressiva, "Alinhar", para alinhar objetos do trecho anterior antes de gravar o próximo, ajudando nas a transições perfeitas, botões de velocidade para áudio e imagens e mais.

Quando o reel estiver pronto, ao clicar no botão compartilhar, o usuário ainda poderá alterar a imagem da capa, adicionar uma legenda, hashtags e marcar seus amigos. É possível salvar um rascunho do vídeo ver curtidas, comentários e quantas vezes o conteúdo já foi reproduzido. 

Atualmente o recurso está disponível no Brasil, França e Alemanha. As pessoas de outros países verão apenas os reels das pessoas que seguem no Feed.

O Instagram vai escolher alguns vídeos criados com o recurso para ficarem em destaque, notificando os criadores de conteúdo. "Durante a fase de teste, nós vamos aprender e nos adaptar de acordo com o feedback que receberemos da comunidade, e poderemos mudar a maneira como selecionamos Reels em destaque à medida que a ferramenta se expande", diz o comunicado da empresa.