Empregos

Exército Brasileiro abre nova seleção

Inscrições podem ser realizadas até as 15h do dia 5 de agosto

Foto: Divulgação
Escola do Exército
Inscrições podem ser realizadas até as 15h do dia 5 de agosto

A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e Colégio Militar de Salvador (CMS), do estado da Bahia, publicaram, no Diário Oficial da União, desta terça-feira (16), edital do concurso de admissão 2020 para matrícula no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e no Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM) 2021. As inscrições podem ser realizadas até às 15h do dia 5 de agosto, através do site da EsFCEx.

Para participar é necessário que o candidato seja brasileiro, possua cédula de identidade civil ou militar, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), ter no mínimo, 1,60m de altura, se for do sexo masculino e 1,55m de altura, para sexo feminino. 

Além disso, para o CFO/QC o candidato precisa ter idade máxima de 32 anos, completos até 31 de dezembro do ano da matrícula, e apresentar diploma, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), na área de interesse. Já para o CF/CM os interessados devem ter, no mínimo, 30 anos e no máximo 40 anos de idade, completados até a data do término do curso, 26 de novembro de 2021, além de apresentar diploma do curso superior de Formação Teológica.

Há 41 oportunidades para cursos como direito, ciências contábeis, estatísticas, informática, enfermagem, inglês, psicologia e entre outros.  Do total de vagas, 31 são reservados para EsFCEx em Salvador-BA, sete para unidade do Rio de Janeiro e três são por credo para o CF/CM.

Vale pontuar que para concorrer a carreira de oficial do Quadro Complementar é necessário possuir, para as vagas de magistério, a licenciatura da área específica. Para as demais áreas, é necessário o diploma de graduação no ensino superior para a vaga que foi disponibilizada.

A taxa a ser paga é de R$ 120,00. Os profissionais que se enquadrarem nos requisitos especificados no edital poderão solicitar a isenção do valor, nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2020. 

O método de seleção será composto por Exame Intelectual (EI), previsto para o dia 13 de setembro, verificação documental preliminar, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado na primeira fase, prova de títulos (PvT), inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, além da comprovação dos requisitos da matrícula, que será efetuada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores. Para mais informações, acesse o edital de abertura das inscrições.