O Noites Navegantes Live consiste em uma interação ao vivo via Instagram nos perfis da Fundação Gregório de Mattos (@ fgmoficial) e NAU (@ nauprojeto) e reunirá debates, trechos de poesias, pedaços de leituras, canções e imagens de artes visuais com a participação dos diretores e artistas que compõem o projeto. A estreia da Noites Navegantes Live traz com o tema “Como chegamos até aqui”.
A abordagem será sobre o processo de criação artística do musical. Além de apresentar o processo de idealização da NAU com a leitura de textos e materiais de estudo, os diretores Daniel Arcades e Thiago Romero receberão como convidados o historiador Leandro Bulhões e o diretor musical Jarbas Bittencourt.
Selecionado pelo edital Fábrica de Musicais – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Prefeitura Municipal de Salvador, o espetáculo NAU conta a história de personagens historicamente ignorados da construção social brasileira, que voltam ao país em uma barca com mais 11 mil espíritos para um acerto de contas. Além do musical, o projeto propõe dez meses de atividades formativas nas áreas de Teatro e Música.
Shakespeare na Bahia
Já o “Sonhos de Uma Noite de Verão na Bahia” trata-se do musical idealizado pelo Coletivo 4 e dirigido pelo dramaturgo e diretor João Falcão, que ficou em cartaz no Teatro Gregório de Mattos (TGM) em 2019 como resultado do edital Fábrica de Musicais – Ano I. Na versão de Adriana Falcão para a centenária comédia de Shakespeare, os reis Titânia e Oberon, o debochado duende Puck e quatro fadas organizam uma excursão do Olimpo em direção à Terra para investigar a existência de humanos.
Os personagens desembarcam em pleno Carnaval de Salvador para tentar compreender o comportamento dos mortais e assim, encontros amorosos e paixões desencontradas viram uma grande confusão quando os seres mágicos caem na folia. Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora, executada ao vivo, traz clássicos da axé music e também de outros gêneros.