O Núcleo Teatro Viável, que nasceu com o espetáculo “Ponto e Vírgula – pequena pausa antes do fim”, volta a cartaz com “O Mundo das Minhas Palavras”, trabalho que tem como tema a construção do vocabulário e da linguagem das crianças, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2018, na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil.
Com texto de Wanderley Meira, que divide a direção com Guilherme Hunder, tem Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão no elenco, repetindo a estratégia de organização do grupo que pretende manter viáveis as apresentações dos espetáculos contando com o revezamento de seus membros nas diversas funções técnicas e artísticas.
De forma ágil e contemporânea, o espetáculo é uma conversa com o público sobre como os adultos, a educação formal e a sociedade em geral, vão disponibilizando as palavras para a construção da linguagem das crianças e a maneira como as crianças vão capturando e guardando essas palavras, ao mesmo tempo em que constroem sua personalidade e seu discurso pessoal.
“O universo do espetáculo é o espaço da subjetividade das crianças: colorido, não linear, mas, ao mesmo tempo fluido, e em constante construção – essa é a máxima que norteia a encenação” - diz Wanderley.
O Núcleo Teatro Viável tem como foco de pesquisa e realização a produção de espetáculos autossustentáveis, cujas apresentações não dependam de estruturas de casas de espetáculo, de forma que se possam realizar em espaços alternativos, com alta economia de energia elétrica.
Anote
O Mundo das minhas palavras – Núcleo Teatro Viável
Datas: 26 e 27/10
Horário: 15h
Local: Teatro Gamboa Nova – Rua Gamboa de Cima 03, Aflitos (atrás do Passeio Público, ao lado do quartel)
Ingressos: R$20 (inteira), R$10 (meia)
Classificação etária: Livre