Crisálida – Terceiro episódio
Quinta (10/10)
Horário: 19h15
Terceiro episódio de Crisálida – série que apresenta histórias de jovens surdos que enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes. Neste capítulo, chamado O Direito de Ser Surdo, Rubens é um jovem surdo que aprende Libras à revelia do pai, que o vê como doente.
Ele tem que lutar dentro de casa pelo direito de ser surdo. Criada por Alessandra da Rosa Pinho e dirigida por Serginho Melo, a produção é uma parceria entre a Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi Televisão e Cinema.
Persona em Foco – Dedé Santana
Sexta (11/10)
Horário: 22h15
O Persona em Foco recebe o ator, apresentador, diretor, dublador, humorista e roteirista Dedé Santana. Famoso por ter integrado o grupo humorístico Os Trapalhões, Dedé foi criado por uma família descendente de ciganos, entre artistas de circo.
Entrou no seu primeiro espetáculo circense apenas com três meses de vida, atuando com sua mãe. A peça era o famoso drama A Cabana do Pai Tomás.
No picadeiro, Dedé foi palhaço, acrobata, trapezista, domador de elefantes e chegou até a fazer o globo da morte.
No programa, ele é entrevistado pelo escritor Rafael Spaca, autor do livro O Cinema dos Trapalhões – por quem fez e por quem viu, e pela atriz Sylvia Massari.
Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música II
Sexta (11/10)
Horário: 0h45
A série Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música – apresenta o programa Coração da Serrinha. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, no Rio de Janeiro.
É liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo. A série registra a diversidade e a pluralidade da sonoridade da nossa música de raiz.
Quintal da Cultura - Especial Dia das Crianças
Sexta (11/10)
Horários: 12h15 e 16h30
Doroteia, Ludovico, Ofélia e Osório preparam o Sarau das Crianças, que terá direito a muita música e contação de histórias. A turma do Quintal da Cultura entrevista crianças sobre como é ser criança, e ainda é entrevistada pela youtuber Lívia Oliveira. Os personagens falam, entre outros assuntos, sobre a importância das crianças para o futuro do planeta.
Papo de Mãe - Homenagem ao Ziraldo - Especial Dia das Crianças
Sexta (11/10)
Horários: 18h45
O Papo de Mãe, apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, exibe a edição Ziraldo para Crianças. Nela, o irmão do autor, o artista gráfico Zélio Alves Pinto fala sobre as obras e personagens infantis de Ziraldo, incluindo um dos mais conhecidos: O Menino Maluquinho. O programa traz ainda o escritor Manuel Filho.
Quintal da Cultura - Especial Dia das Crianças
Sábado (12/10)
Horário: 15h
Chega o grande dia no Quintal da Cultura, com o Sarau das Crianças. Lola e seu pai, Wen, do grupo musical infantil Tiquequê, animam com um som contagiante. Em seguida, a jovem contadora de histórias Alyssa Tomiyama apresenta A Menina da Cabeça Quadrada, da escritora Emília Nuñes, que faz uma reflexão sobre o uso de celulares e tablets pelas crianças ao invés de momentos de brincadeiras.
O especial ainda conta com a participação do grupo Flor de Cosme, que interpreta o tema de abertura do Quintal da Cultura, Então Tá Combinado. Ao final, os personagens dão um importante recado para as crianças: que nunca deixem de brincar, pular, correr, jogar futebol, desenhar, pintar, ler e sonhar!
Cultura Livre - Douglas Germano
Sábado (12/10)
Horário: 18h45
A apresentadora Roberta Martinelli recebe no palco do Cultura Livre o cantor e compositor paulistano Douglas Germano. Ele apresenta seu terceiro álbum, Escumalha, feito em parceria com o letrista carioca Aldir Blanc, onde retrata as fraturas do Brasil no ritmo do samba.
A edição conta ainda, no quadro Arquivo, com a participação do escritor João Antônio no programa De Conversa em Conversa, exibido em 1975.
Clássicos – OSESP 2019 - A Paixão segundo São Matheus, de Johann Sebastian Bach
Sábado (12/10)
Horário: 23h
Apresentando semanalmente grandes concertos ou produções documentais sobre a música clássica, Clássicos traz A Paixão segundo São Matheus, de Johann Sebastian Bach, sob o comando da regente Nathalie Stutzmann, um dos grandes cânones do repertório clássico. Segundo a musicóloga Laura Ronai, a obra é universalmente considerada a coroação da carreira do compositor e a mais convincente peça sacra da música ocidental.
Jogos de Inventar – Especial Dia das Crianças
Sábado (12/10)
Horário: 14h15
Estreia da animação Jogos de Inventar. Um espaço em branco se enche de cores, sons e movimentos, conforme a imaginação de Juju, Miro, Quique, Shay, Migui e Dodó, que criam jogos de inventar ao desvendar um livro muito divertido.
Os episódios iniciam quando um grupo de crianças se encontra em uma sala onde há um tapete com uma espiral, onde acontecem situações mágicas por meio do universo imaginário das personagens.
Árvore dos Araújos – Especial Dia das Crianças
Sábado (12/10)
Horário: 14h45
Outra novidade deste sábado é a série Árvore dos Araújos. Nesta edição, duas crianças da cidade têm que ir com os pais para uma reunião de família na fazenda dos avós que acabam de comunicar que vão se separar. O que aparentava ser um passeio chato, transforma-se numa grande aventura. A fazenda se revela um lugar cheio de mistérios e guarda um grande segredo: a existência de um parente desaparecido.
Lana & Carol – Especial Dia das Crianças
Sábado (12/10)
Horário: 17h30
Mais uma estreia da TV Cultura em homenagem às crianças acontece neste sábado: a série de comédia Lana & Carol. O programa fala sobre o convívio entre diferentes jovens de classe sociais diferentes na cidade de Fortaleza (CE).
Lana precisa de um emprego e está tentando montar uma rádio comunitária na periferia onde mora. Carol acabou de se mudar para um novo apartamento e não consegue se habituar à nova rotina, que afeta o andamento de seu vlog já bem-sucedido na internet. As duas meninas não se conhecem, apesar de morarem na mesma rua. O encontro inesperado dessas duas vizinhas faz nascer uma amizade que possibilita que elas encontrem sua voz.
Sr. Brasil – Ricardo Nazar e Luiza Lara
Domingo (13/10)
Horário: 9h
Neste domingo o Sr. Brasil recebe o cantor e violonista Ricardo Nazar e a cantora e compositora Luiza Lara. Mineiro da cidade de Pitangui, Ricardo construiu uma carreira associada à música popular brasileira, explorando ritmos típicos de Minas Gerais.
Já Luiza, também mineira, começou a carreira informalmente aos 10 anos de idade, gravando jingles, apresentando-se na escola e nas festas da família. A partir daí deu início a aulas de musicalização infantil e piano. Aos 14 anos, gravou seu primeiro CD demo e clipe.
No programa, Ricardo interpreta as músicas Lida (Gê Lara/Ricardo Nazar) e Samba do Advogado (Rafael Lisboa/Val do cavaco/Ricardo Nazar), em seguida se junta a Luiza e tocam Amor e Testemunho (Renato Saldanha/Ricardo Nazar) e Juca/A Rita (Chico Buarque) e por último, a compositora canta Lua Branca (Chiquinha Gonzaga).
Planeta Terra – A Grande Natureza Azul
Domingo (13/10)
Horário: 18h
Estreia na TV Cultura, neste domingo a série documental Vale Indomado, que explora alguns dos mais diversos habitats do planeta e conta as histórias dramáticas dos personagens e comunidades que competem por território e sobrevivência.
O primeiro episódio retrata a Lagoa dos Hipopótamos.Isolada e longe da agitação do rio Luangwa, na Zâmbia, a lagoa Kasikizi é o lar de uma pequena comunidade de vida selvagem diversificada, um local tranquilo, ideal para dois velhos hipopótamos machos que mergulham em águas profundas.
A lagoa é o seu santuário, um mundo longe da vida mais violenta que eles abandonaram no rio principal, onde tiveram que enfrentar mestres de praia agressivos, dispostos a lutar para proteger seus territórios.
Café Filosófico – Espiritualidade inconsistente: Deus como mercadoria
Domingo (13/10)
Horário: 21h
O Café Filosófico apresenta, uma palestra comandada pelo teólogo Ed René Kivitz. A edição aborda a angústia de existirmos sem saber a que se destina a nossa existência e como isso nos leva a buscar sentidos maiores, nos conduzindo muitas vezes a Deus.
Antes, os templos eram os lugares oficiais para praticarmos nossa espiritualidade e tínhamos os líderes religiosos como os porta-vozes das divindades.
Hoje, num mundo digital, com as relações em rede, as religiões e seus líderes têm usado a mídia para pregar, lançando mão de ferramentas de marketing e redes sociais para converter fiéis, oferecendo Deus como um produto que pode ser adquirido.
A atração também discute se Deus criou o homem a sua imagem e semelhança ou se é o homem que cria Deus na medida de sua necessidade e como esse Deus, que vira mercadoria, muda a nossa fé e a nossa relação com o sagrado.
Sala de Cinema – De Repente, Mulher de 30
Domingo (13/10)
Horário: 23h
A TV Cultura exibe na faixa Sala de Cinema o documentário De Repente, Mulher de 30. A produção fala sobre a crise dos 30 anos. A partir do século XXI aconteceram grandes transformações na sociedade: o mundo ficou mais rápido, mais tecnológico, mais especializado, mais ambicioso e muito mais competitivo.
Os jovens viraram os detentores do conhecimento – a idade deixou de ser sinal de sabedoria e passou a simbolizar atraso. A natural ansiedade feminina faz com que as mulheres sejam as maiores vítimas da crise dos 30 anos, afinal as exigências consigo mesmo são tantas que não conseguem saber em que ordem devem priorizar os seus desejos.