Formar profissionais aptos a planejar, coordenar e empreender projetos nos novos formatos da linguagem digital, mídias sociais e inteligência é, hoje, o grande desafio da área de comunicação social.
O Instituto Bogari inicia suas atividades, em Salvador, promovendo o curso Gestão da Comunicação Digital – Estratégias, dados e narrativas, com o objetivo de contribuir com os profissionais de comunicação baianos na superação desse desafio.
O curso será ministrado em agosto pelo professor e jornalista Leandro Fortes, profissional que atua no mercado de mídias digitais e inteligência, e pela também jornalista, pesquisadora e professora Magaly Prado, pós-doutoranda na Universidade de São Paulo (USP), duas das maiores autoridades brasileiras em comunicação digital.
A formação, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no Hotel Sotero, no Stiep, é voltada para jornalistas, publicitários, relações públicas, profissionais de marketing e estudantes da área de comunicação em geral.
As vagas são limitadas. O curso é dividido em três módulos, de oito horas cada. No primeiro módulo, dia 16/8, sextafeira, o também escritor Leandro Fortes, sócio da agência digital CobraCriada - #InteligênciaEmRede, com sede em Brasília, aborda, no turno matutino, jornalismo de dados, marketing digital e trends (Google/Twitter), além do uso de APIs (instruções e padrões de programação para acesso a um aplicativo) do Instagram, Twitter e Facebook.
No turno vespertino, será trabalhado o planejamento em comunicação digital para conteúdo de redes, publicidade e segmentação de público.
No dia 17/8, sábado, a professora e pesquisadora paulista Magaly Prado enfoca, pela manhã, o redesenho da economia política da mídia, inteligência artificial e capitalismo cognitivo (economia da atenção).
À tarde, as diferenças e desafios de realidades como fake news, pós-verdade e mídia sintética serão alvo de análise.
No dia 18/8, domingo, Prado reinicia o curso analisando as narrativas digitais no marketing, publicidade e jornalismo e a importância do Design Thinking na comunicação.
À tarde, serão feitas práticas supervisionadas na produção e publicação de conteúdos em abordagens transversais em comunicação (Jornalismo, Marketing, RP e Publicidade).
Segundo o cofundador do Instituto Bogari, o professor e pesquisador em comunicação digital Zeca Peixoto, o curso tem em sua metodologia o propósito de abranger competências teóricas e práticas da comunicação online.
No seu entender, comunicadores têm o desafio de atuar em mídias digitais que exigem competências e habilidades para saber lidar com novas estratégias narrativas, tudo isso em meio a uma acirrada disputa pela atenção das pessoas.
“Nesse ecossistema em permanente mudança, têm sido definidas novas bases de qualidade na comunicação, em meio às quais, para se destacar, os profissionais têm de aprimorar sua capacidade de coletar, interpretar e apresentar informações com formatos, abordagens, elementos diferenciados, customizados e dirigidos às diversas plataformas digitais e redes sociais”, observa Peixoto, que também atua como professor especializado em Jornalismo Digital.
O Instituto Bogari é um centro independente de pesquisa, consultoria e formação especializada em Comunicação Digital e Inteligência de Dados, cujo o propósito é ampliar o acesso do mercado à informação qualificada, a partir da oferta/estímulo à formação e aperfeiçoamento continuado para o comunicólogo brasileiro e a realização de pesquisas e consultorias/assessorias na internet.
Para mais informações: (71) 99996-6026 (71) 99617-6607 (71) 98877-1403