Agenda / Cidade / Entretenimento

Confira o calendário de eventos populares e ensaios de verão

Os festejos populares abrem o calendário de eventos na cidade

Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS/ Flickr
O "cacique" Carlinhos Brown é conhecido por realizar no Museu Do Ritmo o Sarau Du Brown

O verão já dá as caras em Salvador e com ele vem os festejos populares, festas  e ensaios.  A  prova de que Salvador  é a "capital da folia" no Brasil  é a segunda edição do Festival Virada Salvador e o Carnaval. 

Um dos eventos mais esperados do verão soteropolitano é o 'Pelourinho Dia & Noite', que em 2018 contou com um público de 14.360 pessoas.  Em 2019, a atração está em fase final de elaboração e será anunciada em breve pela Prefeitura. 

Festas Populares - Nas festas populares, as quais o 'sagrado e o profano'  são a marca registrada,  a cidade ainda sedia as festividades em louvor a Santa Luzia, no dia 13 de dezembro; Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes, respectivamente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro; Festa de Reis, no dia 6 de janeiro; Lavagem do Bonfim, em 17 de janeiro; “Segunda-feira Gorda” da Ribeira, no dia 21 de janeiro; a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro; e a Lavagem de Itapuã, em 21 de fevereiro

Viver Barra – Durante os finais de semana dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, as ruas da Barra estarão repletas de música, com as dezenas de atrações do Viver Barra. Já na quarta edição, o projeto contempla artistas de estilos alternativos como salsa, jazz e MPB, entre outros, interagindo com passantes, banhistas e turistas que têm o bairro como um polo de entretenimento. 

Os nomes das bandas e artistas que vão se apresentar na Barra durante a nova temporada do Viver Barra serão anunciadas em breve, pela Empresa Salvador Turismo (Saltur). As datas confirmadas até o momento são os dias 14 e 21 de dezembro; e 4, 11,18 e 25 de janeiro; além do dia 1º de fevereiro

Ensaios de verão - Já tradicionais ensaios de verão comandados pelos principais grupos musicais baianos dão o tom da festa de Momo. Dentre os eventos que mais repercutem no período pré- Carnaval , destaca-se a Melhor Segunda-Feira do Mundo, comandada pelo grupo Harmonia do Samba e que acontecem nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro e 11 de fevereiro, no Wet’n Wild. 

Durante todas as sextas de janeiro e a primeira sexta de fevereiro de 2019,  Léo Santana realiza o Baile da Santinha,  também no Wet'n Wild. O grupo musical Mudei de Nome - ex-Alavontê -, comanda o Sexta que é Sexta, que vai acontecer no hotel Othon, em Ondina, nos dias 7, 22 e 31 de dezembro, 4, 18 e 26 de janeiro, 1º e 15 de fevereiro de 2019. 

Outras atrações aguardadas no período são os ensaios dos grupos ÀTTØØXXÁ, Pedro Pondé e O Quadro, a cantora Katê, o ensaio do Malê Debalê no Pelourinho, shows de Carlinhos Brown, Timbalada, Lincoln & Duas Medidas, Harém de Natal, apresentações de Margareth Menezes no Mercado Iaô e de outros nomes da axé music como Daniela Mercury, Saulo e Durval Lélys.