Um espetáculo musical interativo e lúdico para crianças e adultos, que rememora as brincadeiras cantadas da infância.
Esse é o “Toada Crianceira: cancioneiro brincante da infância”, do grupo baiano Canastra Real – Contos em Cantos, que se apresenta neste sábado, dia 06/10, às 16h, no Teatro Gamboa Nova.
O Toada Crianceira foi desenvolvido a partir de pesquisas sobre o repertório de canções e textos de tradição oral (acalantos, brincos, lenga-lengas, trava-línguas, adivinhas, desafios, tangolomangos, quadras populares, entre outros).
“À medida em que a criança cresce, mudam as brincadeiras, e o espetáculo conta um pouco dessa história”, detalha Luciene Souza, pesquisadora e cantora do grupo.
Alternando canto e narração com momentos de interação, o espetáculo convida o público para a vivência compartilhada do repertório, que diz respeito às crianças e aos adultos que as estiverem acompanhando.
“A intenção maior é sensibilizar o público para a necessidade de tecermos uma convivência infantil mais lúdica. Estamos cientes de que o ser criança é algo natural, mas viver a infância é algo cultural, algo que se pode aprender e ensinar”, conta José Rêgo (Pinduka), pesquisador, cantor e violonista do Canastra Real.
Sobre o Canastra Real O grupo Canastra Real – Contos em Cantos tem interesse no repertório de brincadeiras, brinquedos, cantigas e histórias da infância. Formado em 2013 pelos professores-pesquisadores José Rêgo (Pinduka) e Luciene Souza, o grupo tem uma proposta estético-educativa que pretende promover um diálogo com os saberes das culturas infantis e chama a atenção para a importância das práticas brincantes – não apenas pelo prazer e alegria, mas como experiência de aprendizagem.
Em seus espetáculos, acompanhados por uma trupe de músicos, performatizam poemas, narrativas da literatura, da tradição oral e do cancioneiro popular, além de composições próprias.
Ingressos a R$ 20 inteira / R$ 10 meia C