Elas têm a cara, a voz e o jeito da suavidade e, neste final de semana, vão estar no cinema mais próximo da sua casa. Uma das principais estreias do circuito, o filme "Ana e Vitória" (em cartaz nos circuitos UCI Orient Barra, Paralela e Bahia; Cinemark e Espaço Itaú - Cine Glauber) mostra que as meninas que começaram na música pop outro dia, querem muito mais.
Mistura de biografia e ficção, a comédia romântica conta a história de Ana Caetano e Vitória Falcão, que se conhecem em uma festa e decidem cantar juntas. Elas são descobertas por um empresário carioca, fazem sucesso, mas querem coisas diferentes no amor. O que será que acontece?
Ainda sobre música: sábado, no Largo da Mariquita (Rio Vermelho), e de graça, acontece o Salvador Jazz. O festival de música instrumental, em sua terceira edição, vai reunir, a partir das 17h30, apenas som de primeira: os grupos baianos Saravá Jazz Bahia, Pirombeira e Rumpillezinho (este formado por jovens sob a regência do maestro Letieres Leite), e a banda paulista Bixiga 70 - que convidará ao palco a ótima cantora Tulipa Ruiz.
Pirombeira - Foto: Matheus Pirajá
Música - Não é todo dia que se tem o mestre Jorge Ben Jor entre nós. O show que estava prometido desde o ano passado e foi adiado devido a problema de saúde do cantor será finalmente neste sábado, sessão única, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (Campo Grande).
A turnê "Salve Simpatia" é um passeio por uma carreira de sucessos imbatíveis, canções mais recentes e muita musicalidade. Outro artista que é sinônimo de MPB, o baiano Péri se apresenta no Café Teatro Rubi - Wish Hotel da Bahia (Campo Grande), sexta e sábado, às 20h30, com o show "Samba de Amor", título da sua nova turnê. Na Arena Fonte Nova, o carioca Ferrugem convida amigos do samba como Péricles para gravar o seu DVD de estreia, “Prazer, Eu Sou Ferrugem”.
A banda Jammil e os cantores Pedro Pondé e Vitor Kley (do sucesso "O Sol") são as atrações do Armazém Hall (Vilas do Atlântico), neste sábado, a partir das 21h.
Cinema - "Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo", também em cartaz nos circuitos UCI Orient, Cinemark e Espaço Itaú - Cine Glauber, é a sequência do musical de 2008 baseado nas canções do ABBA.
Um ano após a morte de Donna (Meryl Streep), sua filha Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a reinaugurar o hotel da mãe, agora reformado. Para tanto convida seus três "pais", Harry (Colin Firth), Sam (Pierce Brosnan) e Bill (Stellan Skarsgard) e as eternas amigas da mãe para um encontro regado a nostalgia.
A cantora Cher ao lado do ator Andy Garcia interpretando a canção "Fernando" é uma das novidades desse "Mamma Mia" 2.
Veja o trailer de Mamma Mia
E para completar a agenda dos cinéfilos, até o dia 8 de agosto, no espaço Itaú, o público tem a chance de conferir a safra mais recente do cinema italiano. Inédito, o "8 ½ Festa do Cinema Italiano" reúne obras como "Dogman", recentemente premiado com a Palma de Ouro em Cannes pela interpretação de Marcello Fonte.
Artes Visuais - O Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM-BA (Avenida Contorno) já havia anunciado a sua nova exposição quando veio a notícia: morreu na quinta-feira, aos 95 anos, Mário Cravo Jr. Mais do que nunca, a mostra que homenageia os 60 anos do MAM é também um reconhecimento ao artista domador de todas as formas e materiais, e que tanto fez pela Bahia.
A mostra "Casarão do MAM" reúne clássicos como Portinari, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Carybé, Sante Scaldaferri, Alfredo Volpi e Burle Marx.
Oportunidade rara de se conhecer as joias do acervo que nem sempre ficam expostas por conta de viagens, empréstimos ou restaurações, a exemplo do "Boi na Floresta" (1928), de Tarsila do Amaral.
Ainda no MAM, a muito interessante exposição "AEI", que mescla arte indígena de aldeias da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco com tecnologia.
Vegetal Branco, de Antonio Bandeira
Teatro - Durante o mês de agosto, sempre às quintas e sextas, às 20h, no Teatro Sesi (Rio Vermelho), o premiado grupo baiano Teatro NU comemora uma década em cartaz do espetáculo "Os Javalis".
Sob a direção de Gil Vicente Tavares, os atores Marcelo Praddo e Rui Manthur vivem uma situação limite: sitiados em uma casa por um ataque de javalis, o Homem A e o Homem B precisam conviver e confiar um no outro.
Também no Teatro Sesi, estreia neste sábado a comédia "Como se Tornar Estúpido em 60 Minutos", baseada em obra de Martin Page.
A peça/performance é dirigida por João Sanches e encenada pelo ator Rafael Medrado. Para os pequenos, tem os palhaços Patati e Patatá com a turnê "Sorrir e Brincar", no TCA, às 14h, no domingo; e, para os bem pequenininhos (0 a 6 anos), o espetáculo "De sol, de céu e de lua", sábado, às 16h, no Teatro Moliére da Aliança Francesa (Ladeira da Barra).
O teatro para bebês é uma realização do grupo baiano Teca Teatro.