Até janeiro, oito diferentes bairros de Salvador serão palcos da vasta programação do Festival Hype. A grande novidade é que dos artistas selecionados este ano, até três serão escolhidos pelo Mapa Musical, em cada edição.
Para a validação desses candidatos, é necessário que eles estejam devidamente inscritos no Mapa Musical, que é uma ação da Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado (Funceb), para mapear indicadores sociais e econômicos dos artistas da música que atuam nos 417 municípios da Bahia.
Os interessados precisam acessar o site www.mapamusical.ba.gov.br e a partir daí, incluírem as informações sobre sua carreira, podendo também apresentar até três obras de sua autoria e/ou obras de domínio público com arranjo musical autoral. É válido também apresentar outras atividades curriculares secundárias relativas à área musical.
O material cadastrado será avaliado para que se preze por gravações com qualidade técnica considerável, sem desconsiderar o quesito valor cultural, e posteriormente incorporado ao site e sua rádio.
Para se inscrever no Festival Hype, o interessado precisa preencher um formulário online disponível no site www.festivalhype.com.br. Além dos artistas inscritos e selecionados, o Festival Hype contará também com a presença de músicos e bandas reconhecidos nacionalmente, promovendo assim um intercâmbio entre artistas consagrados e talentos locais. O festival acontece até 13 de janeiro de 2019.
Mapa Musical - O Portal Mapa Musical da Bahia é uma plataforma online de difusão da produção musical da Bahia. Nele tanto constam músicas e informações sobre os artistas inscritos, selecionados por críticos e especialistas que, ao fim de cada período de inscrição, analisam todo o material enviado, como dados curriculares e portfólio de ações dos profissionais da cadeia produtiva.
Desta forma, além de uma base de indicadores, o site se apresenta como uma ferramenta de mapeamento de profissionais para cada ramo de atuação e região mercadológica.