Cidade / Cinema / Entretenimento

Cineasta ganense mostra curtas no Cine Glauber Rocha

Akosua Adoma Owusu está na capital baiana como residente do Goethe-Institut Salvador-Bahia

"Kwaku Ananse", de 2013 (25 min)
"Kwaku Ananse", de 2013 (25 min)

O Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, no Centro de Salvador, recebe nessa sexta-feira (13/7), às 19h, sessão única e gratuita da mostra "Consciência tríplice", com uma série de cinco curtas-metragens da premiada cineasta, produtora e diretora de fotografia ganense-americana Akosua Adoma Owusu, cuja obra aborda a colisão de identidades.

A exibição será seguida de uma conversa com a artista, uma das atuais residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

"Me Broni Ba (My White Baby)", de 2009 (22 min), "Kwaku Ananse", de 2013 (25 min), "Reluctantly Queer", de 2016 (8 min), "Drexciya", de 2010 (12 min), e "Intermittent Delight", de 2007 (4 min), são originais em inglês com legenda em português. O bate-papo também terá tradução simultânea.

A mostra expõe trechos do trabalho de Adoma Owusu, que reinterpreta a noção de dupla consciência de Du Bois e cria um terceiro espaço cinemático, uma "consciência tripla", para representar feminismo, queerness e imigrantes africanos radicados nos Estados Unidos.

Seus filmes têm sido exibidos internacionalmente, em festivais de diversos países, onde alcança grande destaque – a exemplo do que ocorreu no 56th Robert Flaherty Seminar, programado pelo renomado crítico cinematográfico Dennis Lim, e da inclusão de seu nome pela IndieWire, em 2015, como uma das seis cineastas mulheres que redefiniram o cinema.

A narrativa documental e o trabalho experimental de Akosua variam com o uso de material de arquivo, animação e encenações para examinar a construção da memória e da identidade cultural. Ela combina, frequentemente, etnografia pessoal e representações culturais da beleza para jogar com estéticas fílmicas experimentais que preservam tradições históricas.

Mestre em Filme e Vídeo e Belas Artes do Instituto de Artes da Califórnia, Adoma Owusu é bacharel em Media Studies and Studio Art pela Universidade de Virginia. Atualmente, divide seu tempo entre Gana e Nova Iorque, onde trabalha como Professora Visitante Assistente da Pratt Institute no Brooklyn.

Contemplada com numerosas bolsas e financiamentos, também integra coleções permanentes de instituições como o Whitney Museum of American Art e o Centre Pompidou. Seus filmes são produzidos por sua empresa produtora Obibini Pictures LLC e são representados por Andrew Farber da Farber Law LLC.