Artes Visuais / Cidade / Entretenimento

Retornados do Benin são tema de mostra no Museu Eugênio Leal

A mostra acontecerá em três atos: Renascidos, Restituídos, Retornados

Foto: Divulgação
Thiago Bols e a obra "Lavagem do Bonfim"
Thiago Bols e a obra "Lavagem do Bonfim"

O universo dos Retornados do Benin será apresentado ao público na exposição “Agudás: Renascidos, Restituídos, Retornados”, de Thiago Bols, e que será aberta  no dia 10 de maio (quinta-feira), às 19h, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho), com entrada franca.

Bols é também cantor lírico, cenógrafo e maquiador, tendo em sua equipe a dançarina e rainha do Olodum Negra Jhô, que assina os textos de apresentação de sua obra, juntamente com Aline Guimarães e Tatiana Braz, gestoras da Casa do Benin em Salvador.

A produção fica por conta de Ana Ganzuá, que além de atriz e produtora, é empresária do ramo da gastronomia.

A noite contará ainda com a participação de “Vovó Cici” (Fundação Pierre Verger) contando histórias e terá apresentação da Banda Xirê, grupo instrumental que toca composições autorais sobre o universo dos orixás, liderado pelo músico argentino Lalo Alemán.

Em setembro de 2015, Bols foi o único brasileiro premiado pela Fundação Robinson em Portugal, que selecionou um total de nove artistas estrangeiros através de um edital aberto para artistas do mundo inteiro, projeto que sequenciou uma residência artística (Re Habita 2015) na cidade de Portalegre, em Portugal, culminando numa mostra de múltiplas linguagens contemporâneas. Até 2017, foi artista exclusivo da October Gallery nos Estados Unidos.

A mostra acontecerá em três atos, como já sugere o título: Renascidos, Restituídos, Retornados. O primeiro momento contempla a saída, a perda da identidade, da liberdade e da dignidade. 

O segundo momento abrange a adaptação, a familiaridade com os costumes da nossa terra, da nossa linguagem e da miscigenação.

O terceiro ato discorre sobre os aspectos singulares do retorno destes ao seu  lugar de origem, como a nobreza da reconciliação com o seu povo que foi de fundamental importância para a economia do Benin e de toda região. 

O ápice da exposição é a apresentação da coleção de joias desenhadas pelo artista para esta celebração, que estarão expostas juntamente com as pinturas.

As peças que homenageiam os Retornados foram confeccionadas em ouro, prata e pedras como zircônia, topázio e rubi.

Anote

Local: Museu Eugênio Teixeira Leal (R. do Açouguinho, 1 – Pelourinho)

Data de abertura: 10 de maio (quinta-feira), às 19h

Visitação: De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 13h às 17h; e domingos, das 10h às 14h. Até 10 de junho.

Entrada gratuita