Cidade / Entretenimento

Rota do Chocolate é opção para o feriado de Páscoa

Uma 'árvore falante' narra histórias da saga do cacau no sul da Bahia

Foto: Ascom / Setur
Principal atração é a Fábrica de Chocolate - visitantes podem conhecer como se produz o alimento

Uma boa opção para quem vai passar o feriado da Semana Santa em Salvador é visitar o espaço ‘Páscoa Luz’, instalado até este domingo (1º), na Alameda Express (3º piso) do Shopping da Bahia. Com apoio do Governo do Estado,  o projeto reúne elementos lúdicos ao processo produtivo do chocolate.

Armazéns de vendas de bombons, palco para apresentações artísticas e uma árvore ‘falante’, que narra histórias da saga do cacau no sul da Bahia, fazem parte da instalação. Mas a principal atração é a Fábrica de Chocolate, estande no qual os visitantes podem conhecer como se produz o alimento derivado do cacau.

Em visita ao local, na noite de quarta-feira (28), o secretário do Turismo, José Alves, afirmou que a produção de chocolate, do plantio e colheita do cacau à confecção dos bombons e tabletes, poderá ser vivenciada em toda sua magnitude na Rota do Chocolate, em implantação entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, no sul da Bahia.

“Lá, o visitante poderá conhecer as grandes fazendas que produzem cacau e entrar em contato com um rico acervo que preserva toda a história do apogeu da cultura cacaueira na região”, afirmou o secretário.

A ambientação deste, que é o primeiro roteiro temático da Bahia, está sendo executada a partir de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias da Setur e da Secretaria do Planejamento (Seplan), a Prefeitura de Ilhéus e a Associação de Turismo de Ilhéus.