Brasil / Entretenimento / Mundo

Em breve, vídeos do Netflix carregarão 40% mais rápido

Nova tecnologia de compressão de vídeos logo será integrada ao YouTube

Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo
Expectativa é que a novidade alcance 300 milhões de televisores com suporte ao 4K até o final de 2019

As maiores empresas da tecnologia - incluindo Google, Microsoft, Amazon, Facebook, Cisco e Netflix - concluíram a primeira versão da ferramenta de compressão de vídeo chamada AV1, e agora estão prontas para usá-la para acelerar o streaming de vídeo. Em breve será possível assistir a suas séries e filmes favoritos consumindo até 40% menos banda da conexão com a internet.

A AV1 é capaz de igualar a qualidade das tecnologias de compressão de vídeo predominantes, HEVC e VP9, ??usando de 30% a 40% menos capacidade de rede, informou a organização Alliance for Open Media (AOMedia), que desenvolveu a novidade. A ferramenta logo será integrada aos vídeos do YouTube, Amazon Prime, Netflix e Facebook.

Com uma boa compactação, é possível reduzir os tempos de espera para o início do vídeo, diminuir o uso de banda para executá-lo e, às vezes, rodar o conteúdo em resolução mais alta, como 4K, sem que para isso seja necessário consumir mais internet. Outra boa notícia é que a AV1 foi criada em código aberto e pode ser usada gratuitamente.

A AOMedia explica que a tecnologia AV1 pode ser usada em qualquer tipo de conexão de vídeo em computadores e smartphones - desde streaming de filmes, videochamadas, compartilhamento de tela e até a transmissão ao vivo de partidas de games. A expectativa é que a novidade alcance 300 milhões de televisores com suporte ao 4K até o final de 2019.