Pescadores e adeptos festejam, em cortejo marítimo e terrestre, a tradicional homenagem a Iemanjá, em Ilhéus, no próximo dia 2 de fevereiro. Dois eventos estão programados para homenagear a "Rainha das Águas". Um acontece no bairro do Malhado, outro na praia de Nova Brasília, no Pontal.
Iemanjá é a padroeira dos pescadores. Também é considerada como a "Afrodite brasileira", a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos. Em ambas as manifestações, é esperada a presença de representantes dos principais terreiros de candomblé de diversos municípios vizinhos.
Além do aspecto religioso, os festejos também integram o Calendário Turístico da cidade e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur).
No Malhado, uma programação já foi divulgada sob a coordenação do Terreiro da Mãe de Santo Carmosina. Às 5 horas haverá alvorada de fogos. Às 8h30, na estrutura de "barracão" montada da Pedra da Sereia, litorânea norte, haverá benção aos visitantes.
No período da tarde, às 14 horas, está prevista a saída da procissão do Terreiro Sutão das Matas, com a imagem centenária de Iemanjá. Em seguida será feita a entrega dos presentes (oferendas) com procissão marítima realizada por pescadores da Colônia Z34. Às 16 horas, estão previstos festejos de rua.