Carnaval / Cidade / Entretenimento

16 candidatas tentam ser a Deusa de Ébano do Ilê Aiyê em 2018

A noite de eleição da Rainha do Ilê Aiyê terá participações de cantores e atores convidados

O Ilê Aiyê abre suas portas neste sábado (20/1), a partir das 20h, pelo 39º ano consecutivo para realizar a Noite da Beleza Negra. O mais antigo bloco afro do país irá eleger a Deusa do Ébano 2018. 

A premiação este ano comemora o ineditismo de ter uma candidata norte-americana entre as 16 participantes.

Com direção artística e roteiro de Elísio Lopes Jr., a 39ª Noite da Beleza Negra traz como inspiração o tema do Carnaval do Ilê Aiyê 2018: Mandela. A Azânia celebra o centenário de seu Madiba. "Mergulhei na representatividade de Nelson Mandela para entender o que exatamente fundamenta sua relevância enquanto ícone dessa luta e escrevi o roteiro em cima da pergunta: o que seriam metas de um cara como Mandela hoje no Brasil?", pergunta-se Elísio.

A noite de eleição da Rainha do Ilê Aiyê terá participações do cantor e compositor Mateus Aleluia, da atriz e cantora transformista Divina Valéria, do ator da Rede Globo David Jr. ed a atriz Thais Araújo, que gravou a mensagem de abertura da noite.

Também está previsto para a abertura do evento um desfile de moda que vai misturar três grifes de moda afro: Meninos Rei, Black Atitude e Lab Fantasma, esta última do artista e empresário Fióti (irmão de Emicida).

Na passarela, 90% dos modelos serão homens, da Agência PjT Models. "A noite é da mulher negra, mas o grande homenageado é um homem, Mandela, por isso fizemos um desfile que também exalta o masculino", explica o diretor.

Anfitriã da casa, a Band'Aiyê traz para diversos momentos da noite o repertório de músicas do Ilê Aiyê. Ápice do espetáculo, a revelação da vencedora ao título de Deusa do Ébano 2018 acompanha a despedida da atual dona da coroa, a professora de dança Gisele Soares, passagem prevista como uma das mais emocionantes do roteiro. Este ano, além do Troféu Perfil Azeviche (2º e 3º lugares) e do Troféu Deusa do Ébano (1º lugar), as vencedoras serão premiadas com fantasias do bloco Ilê Aiyê.

O show de encerramento será com o grupo de pop funk carioca fenômeno no Brasil, Dream Team do Passinho, formado por Lellêzinha, Diogo Breguete, Hiltinho, Pablinho e Rafael Mike.


O Dream Team do Passinho - Foto: Divulgação

"Trazer o Dream Team do Passinho faz parte da preocupação do Ilê em inovar suas ferramentas de luta. O racismo é volúvel, sempre muda a forma de atacar, nós temos que também mudar as formas de nos defender", argumenta o presidente e fundador da entidade, Antônio Carlos Vovô.

Com convite recebido com festa pela banda dona do sucesso Oi Sumido, os integrantes do grupo que acumula milhões de views no YouTube terão ainda um momento especial ao lado da Band'Aiyê. Musicalmente, promoverão um encontro entre a favela da Bahia e do Rio de Janeiro, cantando com a banda do Ilê Aiyê a canção Refavela de Gilberto Gil.